Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Blender] Primeiros passos

Ir para baixo

[Blender]  Primeiros passos Empty [Blender] Primeiros passos

Mensagem por Riqui BlackGangsta Ter Abr 13, 2010 4:29 pm

[Blender] Primeiros passos

Conhecendo o Blender
Por: Luigi




[Blender]  Primeiros passos Setaverde Introdução
Para quem ainda não conhece o Blender, ou não aprendeu a fazer algumas operações básicas, aqui está uma boa chance para começar. Esse tutorial está dividido em três partes, e esta é a primeira delas. Espero que gostem :-)


[Blender]  Primeiros passos Setaverde Conhecendo a Interface
Inicie o Blender, e em alguns segundos você verá sua área de trabalho. A primeira coisa que você vai ver será uma grande área cinza com algumas linhas coloridas, e uma grande quantidade de botões de diferentes aspectos localizados na parte mais baixa de sua tela. A grande parte cinza quadriculada que cobre a maior parte da tela é a JANELA 3D, que possui no centro, uma MALHA chamada "plane" (o quadrado cor-de-rosa), uma CÂMERA (pequeno triângulo, abaixo do quadrado), e o CURSOR 3D (um sinal de " " com um círculo vermelho e branco). Toda a parte de baixo da tela, onde estão os botões, chama-se JANELA DE BOTÕES.
[Blender]  Primeiros passos Img001
A maior parte dos trabalhos de modelagem no Blender, ocorre no interior da JANELA 3D, mantendo-se sempre visível a JANELA DE BOTÕES, para operaçõs que frequentemente são necessárias.
Experimente pressionar o [BOTÃO ESQ. DO MOUSE] em diversos lugares da JANELA 3D, e você verá que o CURSOR 3D aparece exatemente onde você vai clicando. O CURSOR 3D serve para especificar onde aparecerão novos objetos (se forem adicionados à cena) e ajuda também em algumas operações de rotacionamento e escala de objetos.
Regra de Ouro do Blender:
Mantenha sempre uma mão no teclado e outra no mouse!

Agora pressione a tecla [ALT] e [BOT. ESQ. DO MOUSE] simultaneamente; Mantenha-os pressionados e experimente mover o mouse pela JANELA 3D. Você acaba de aprender como mudar o ângulo de visão na JANELA 3D. Agora experimente manter pressinadas as seguintes combinações de teclas, e movimentar o mouse pela JANELA 3D:
Combinação de Teclas Efeito
[BOT. ESQ. DO MOUSE] [ALT] Ângulo de visão
[BOT. ESQ. DO MOUSE] [ALT] [CTRL] Zoom
[BOT. ESQ. DO MOUSE] [ALT] [CTRL] [SHIFT] Translação

[Blender]  Primeiros passos Img002 As opções de translação e zoom, também podem ser contradas no rodapé de cada JANELA 3D. Para usá-los, pressione o [BOT. ESQ. DO MOUSE] sobre o botão correspondente, segure apertado, e mova o mouse. Veja na figura ao lado, a localização dos botões de Zoom e Translação no rodapé de cada janela 3D.
Uma terceira forma de acessar essas opções, é usar o teclado numérico:
Com o NumLock ligado:
Combinação de Teclas Efeito
[2], [4], [6] e [8] Rotação
[SHIFT] [2], [4], [6] e [8] Translação
[ ] e [-] Zoom

Se você se perder na JANELA 3D, e quer voltar a ver todos os objetos visíveis, simplesmente pressione a tecla [HOME] ou clique sobre o botão HOME no cabeçalho da JANELA 3D (um pequeno botão com uma casinha desenhada).
O Blender possui alguns pontos de vista pré definidos, que também podem ser acessados pelo teclado numérico:
Com o NumLock ligado:
Tecla Visão
[7] Visão Superior
[1] Visão Frontal
[3] Visão Lateral Direita

Outras funções interessantes, acessadas pelo teclado numérico:
Com o NumLock ligado:
Tecla Função
[5] Alterna entre o modo de visão entre ORTOGONAL (normalmente usado para modelagem) e PERSPECTIVA.
[0] Visão da câmera (mostra para o usuário, exatamente o que a câmera está registrando).



[Blender]  Primeiros passos Setaverde Ajustando Objetos à Cena
Temos dois objetos na cena atual: uma malha chamada "plane" (o quadrado, que no começo de tudo, apareceu em cor-de-rosa) e uma câmera. Para selecionarmos o objeto que vamos trabalhar, pressione o [BOT. DIR. DO MOUSE] sobre o objeto, deixando o objeto cor-de-rosa. Quando um objeto está cor-de-rosa, significa que ele está selecionado.
Agora vamos ver como fazer Rotação, Escala e Translação de um objeto. Selecione a visão superior (aperta a tecla [7] do teclado numérico, com o NumLock ligado), e selecinoe a malha "plane" (clique com o [BOT. DIR. DO MOUSE] sobre ele). Pressione a tecla [G] e movimente o mouse. Você verá que o objeto selecionado acompanha o mouse. Escolha algum lugar da janela 3D e pressione o [BOT. ESQ. DO MOUSE] para deixar o objeto no local escolhido.
Ainda com o "plane" selecionado, pressione a tecla [S] e movimente o mouse. Você verá que o objeto selecionado muda de tamanho conforme o movimento do mouse. Essa é a função Escala. Movimente o mouse até o objeto selecionado atingir o tamanho desejado, e pressione o [BOT. DIR. DO MOUSE] para parar a função de escala.
Para fazer a rotação do objeto, pressione a tecla [R] e movimento o mouse ao redor do objeto. Quando o objeto estiver com o ângulo de rotação desejado, pressione o [BOT. DIR. DO MOUSE] para parar a rotação. Observe que a rotação ocorre em torno de uma pequena bolinha cor-de-rosa, no interior do objeto. Essa bolinha é o centro do objeto, e futuramente você verá como alterar sua posição em relação à malha do objeto.
Repita novamente as operações de translação e rotação (teclas [G] e [R], respectivamente), mas dessa vez, mantenha a tecla [SHIFT] pressionada, enquanto você movimenta o mouse. Você verá que o movimento e a rotação ocorrem de modo mais suave, para dar maior precisão ao movimento/rotacionamento.
Teclas(s) Função
[G] ("G"rag) Movimenta o objeto selecionado.
[S] ("S"cale) Altera a escala (tamanho) do o bjeto selecionado.
[R] ("R"otate) Rotaciona o objeto selecionado.
[SHIFT] [G] Ajuste fino de movimento.
[SHIFT] [R] Ajuste fino de rotacionamento.

Observe que durante essas operações de escala, movimento e rotacionamento de objetos, o rodapé da janela 3D mostra o progresso atual da operação. Durante a operação de rotação, uma mensagem no rodapé da janela 3D mostra "Rot: xxx", onde esse "xxx" é o ângulo atual de rotacionamento do objeto, medido em graus. Durante a rotação (tecla [R]), mantenha pressionada a tecla [SHIFT], para obter o ajuste fino e escolher um ângulo exato de rotação.
Durante a operação de movimento (tecla [G]), observe que o rodapé da janela 3D irá mostrar "Dx: xxx Dy: yyy Dz: xxx", onde esses "xxx", "yyy" e "zzz" são números que se alteram conforme o movimento do mouse. Dx, Dy e Dz, são respectivamente Delta-X, Delta-Y e Delta-Z. Esses três números são coordenadas 3D RELATIVAS, e não ABSOLUTAS. Isso quer dizer que Dx não é a atual coordenada X do objeto, e sim a DISTÂNCIA entre a coordenada X atual e a original (antes do objeto ser movido). O mesmo vale para Dy e Dz.
Durante o redimensionamento do objeto (operação de escala, ativada pela tecla [S]), os números mostrados também são relativos, e não absolutos. No exato momento em que você aperta a tecla [S], os tamanhos X, Y e Z do objeto são ajustados em 1.0. Isso quer dizer que se você ajustar a escala para 2.0, o novo tamanho será o dobro do original, e naturalmente 0.5 será metade do tamanho original.
[Blender]  Primeiros passos Img003 Se você quiser fazer o ajuste exato de todas essas coordenadas (rotação, local e escala do objeto), uma maneira rápida de fazer isso, é acessar o menu numérico de coordenadas. Para fazer isso, selecione o objeto desejado (clicando com o [BOT. DIR. DO MOUSE] sobre ele, e pressine a tecla [N]. Uma caisa de botões aparecerá na tela com todas as coordenadas do objeto selecionado, além de mostrar o próprio nome do objeto, no alto da janela.
Para alterar cada uma das coordenadas, basta clicar com o [BOT. ESQ. DO MOUSE] sobre o botão da coordenada e arrastar o mouse para a direita ou para a esquerda. Outro método de fazer isso é dar vários cliques ([BOT. ESQ. DO MOUSE]) consecutivos do lado esquerdo ou direito do botão da coordenada a ser alterada. E finalmente um método mais exato para fazer isso, é manter pressinada a tecla [SHIFT] e clicar com o [BOT. ESQ. DO MOUSE] sobre o botão da coordenada correspondete. O botão vai alterar sua forma para uma caixa de digitação, onde você pode digitar o valor de sejado e pressionar [ENTER]. Depois que todas as coordenadas do menu numérico estiverem com os valores desejados, basta pressionar [ENTER] ou clicar ([BOT. ESQ. DO MOUSE]) sobre o botão "OK" do menu numérico.
Essas operações básicas (rotacionamento, translação e escala) podem ser aplicadas à maioria dos objetos no Blender, inclusive à câmera que está na cena atual. Para selecionar mais de um objeto ao mesmo tempo, clique selecione o primeiro objeto que você quer selecinar, depois pressine a tecla [SHIFT], e mantendo-a pressinada, vá selecionando os outros objetos.



[Blender]  Primeiros passos Setaverde Editando Objetos
Selecione a malha "plane" e pressine a tecla [TAB]. Você entrou no MODO DE EDIÇÃO, onde você não edita a malha como um objeto único. No modo de edição, você pode editar cada vértice, aresta ou face de uma malha. Note que as arestas (linhas que ligam um vértice a outro) apareciam em cor-de-rosa, e agora aparecem em preto. Os vértices, que antes não apareciam, aparecem agora como pontos cor-de-rosa. As mesmas operações e teclas de atalho que você viu até agora, servem para se trabalhar com os vértices no modo de edição.
Selecione qualquer um dos quatro vértices do quadrado, clicando com o [BOT. DIR. DO MOUSE] sobre o vértice desejado. Pressine a tecla [G] e altere um pouco a posição do vértice (pressione o [BOT. ESQ. DO MOUSE] para deixar o vértice em sua nova posição, assim como é feito com translação de objetos). E finalmente pressine a tecla [TAB] para sair do modo de edição. Veja que o objeto adquiriu uma nova forma, depois de você alterar a posição de um dos vértices. Volte novamente ao modo de edição (pressinando a tecla [TAB]) e teste as funções de rotação, translação e escala em alguns vértices. Experimente também fazer isso com mais de um vértice selecionado. Para fazer isso, selecine um dos vértices desejados, pressione a tecla [SHIFT], mantenha-a pressinada e vá selecionando outro(s) vértice(s).



[Blender]  Primeiros passos Setaverde Criando a Primeira Cena
Para criarmos nossa primeira cena completa no Blender, apague tudo o que foi feito e recomece o Blender "do zero". Para apagar um objeto, selecione o objeto ([BOT. DIR. DO MOUSE]) e pressine a tecla [X] e em seguida [ENTER]. Para apagar todos os objetos e voltar à mesma situação em que o Blender estava quando acabou de ser aberto, pressine a combinação de teclas [CTRL]-[X], e em seguida, pressione [ENTER].
[Blender]  Primeiros passos Img005 Agora volte à situação original do Blender (pressina [CTRL]-[X] e [ENTER]). O plano já está selecionado. Aumente o tamanho do plano, até que ele ocupe mais ou menos 8x8 blocos da grade cinza. Pressione a [BARRA DE ESPAÇO], e você verá a caixa de ferramentas aparecer na tela. Uma outra forma de acessar esse menu, é clicar no pequeno botão com um ponto de interrogação dentro ("?") que fica no alto, à direita da tela.
Na caixa de ferramentas, selecione "ADD" -> "Mesh" -> "UVSphere". Uma pequena caixa de confirmação irá aparecer com a especificação "Segments:32". Simplesmente pressione [ENTER] ou clique [BOT. ESQ. DO MOUSE] no botão "OK". Uma outra coisa de confirmação com a especificação "Rings:32" aparecerá. Pressione [ENTER] novamente (ou clique de novo no botão "OK"). Você acabou de adicionar uma esfera à cena. Na verdade é um objeto do tipo UVSphere. Qualquer malha adicionada dessa forma à cena, já aparece em modo de edição. Agora pressione [TAB] para sair do modo de edição, e em seguida selecione a visão lateral, pressionando a tecla [3] do teclado numérico, com o NumLock ligado. Pressione a tecla [G], mova o mouse um pouco para cima e em seguida pressione [ENTER] ou [BOT. ESQ. DO MOUSE], fazendo com que a esfera suba um pouco e fique acima do plano, que nesse ponto de vista, aparece de perfil (uma fina linha preta horizontal).
[Blender]  Primeiros passos Img004 Selecione agora a câmera (clique com o [BOT. DIR. DO MOUSE] sobre ela), e mova-a cerca de quatro quadros da grade cinza, para cima. Para fazer isso, depois de selecioná-la, pressione [G], mova o mouse para cima, até a posição desejada, e finalmente pressine [ENTER] ou [BOT. ESQ. DO MOUSE]. A câmera deve estar mais ou menos uma unidade de grade acima da esfera.
Agora rotacione um pouco a câmera, de forma que ela aponte mais diretamente para a esfera. Para fazer isso, coloqueo mouse na frente da câmera, pressine a tecla [R], e mova o mouse lentamente para baixo, até que a câmera aponte para a esfera. Quando a câmera atingir o ângulo desejado, pressione [ENTER] ou [BOT. ESQ. DO MOUSE] para parar o rotacionamento.
Agora vamos renderizar a cena. "Renderização" é o nome que se dá ao processo que ocorre quando o computador reúne todos os modelos geométricos da cena, todos os dados sobre câmeras e luzes, e gera a imagem final, baseada numa grande quantidade de complexos cálculos matemáticos. Para renderizar a cena, basta pressinar a tecla [F12]. Você vai ver uma nova janela com conteúdo todo em preto. Isso acontece porque a cena possiu objetos, possui uma câmera, mas não possui iluminação nenhuma, então não há nenhum tipo de luz para a câmera registar. Pressine [ESC] para fechar a pequena janela.

Fonte: http://olinux.uol.com.br/artigos/432/1.html
Riqui BlackGangsta
Riqui BlackGangsta
Fuga Power
Fuga Power

Masculino Idade : 28
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos