Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Isaltino Morais diz que prisão foi "episódio infeliz"

Ir para baixo

Isaltino Morais diz que prisão foi "episódio infeliz" Empty Isaltino Morais diz que prisão foi "episódio infeliz"

Mensagem por ritandrade Sáb Out 01, 2011 10:43 am

Isaltino Morais diz que prisão foi "episódio infeliz" Ng1658954

O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, afirmou na sexta-feira, numa declaração lida aos jornalistas, que a sua detenção foi "um episódio infeliz" que "não deveria ter acontecido", manifestando a esperança de que a Justiça acabe por vingar.

"O que aconteceu, naturalmente, não deveria ter acontecido. Em bom rigor, não poderia ter acontecido mas o estado de direito é feito também de erros porque os decisores são humanos como todos nós", disse Isaltino Morais, visivelmente abatido.

Acompanhado pelo vice-presidente da câmara, Paulo Vistas, o autarca afirmou que "não obstante a dureza desta provação", mantém intacta a convicção "de quem acredita que a justiça acabará sempre por sobrepor-se à injustiça".

"A verdade acabará sempre por prevalecer sobre a mentira e a transparência de procedimentos se sobreporá também a quaisquer desígnios de menor transparência", declarou.

Isaltino Morais acrescentou que o seu desejo é que, "depois de um episódio tão infeliz, a justiça acabe por vingar sem preconceitos nem ressentimentos de quem quer que seja em relação a quem quer que seja".

Para o autarca de Oeiras, "esta é uma excelente oportunidade para que, de forma serena, possam ser diagnosticados e reparados os enormes atropelos que ao longo de todo o processo foram cometidos".

O Tribunal de Oeiras decretou a libertação imediata de Isaltino Morais, que foi detido na quinta-feira. O autarca já saiu do estabelecimento prisional anexo à PJ, em Lisboa.

"Isaltino Morais já está em liberdade", garantiu o advogado do autarca aos jornalistas cerca das 18,50 horas, sem adiantar mais esclarecimentos.

Porém, o autarca de Oeiras, que foi detido na quinta-feira, não saiu pela porta principal do estabelecimento prisional.

Segundo fonte do Tribunal de Oeiras, a decisão da libertação de Isaltino Morais foi fundamentada no princípio "in dubio pro reo" (em caso de dúvida, decide-se a favor do réu). Ou seja, na dúvida sobre se o recurso que se encontra em fase de alegações no Tribunal Constitucional tem ou não efeito suspensivo, foi decidida a libertação do autarca.

A mesma fonte garantiu à agência Lusa que o Tribunal de Oeiras não tinha conhecimento de que existia este recurso sobre o caso em apreciação no Tribunal Constitucional, pelo que ordenou a detenção do autarca na quinta-feira.

A decisão de libertar Isaltino Morais foi tomada pela juíza Carla Cardador depois de uma reunião com o procurador do Ministério Público Fernando Gamboa.

Caso a decisão do Tribunal de Oeiras fosse no sentido de manter Isaltino Morais detido, então a defesa do autarca já tinha anunciado que iria pedir o habeas corpus (pedido de libertação por detenção ilegal).

Isaltino Morais foi condenado, em 2009, a sete anos de prisão e a perda de mandato por fraude fiscal, abuso de poder e corrupção passiva para ato ilícito e branqueamento de capitais, tendo interposto vários recursos da decisão para os tribunais superiores, um dos quais lhe reduziu a pena para dois anos.

jn
ritandrade
ritandrade
AdminFuga
AdminFuga

Feminino Idade : 28
Localização : Puerto :p

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos