Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Combates continuam em Tripoli, depois de Kadafi prometer resistência

Ir para baixo

Combates continuam em Tripoli, depois de Kadafi prometer resistência Empty Combates continuam em Tripoli, depois de Kadafi prometer resistência

Mensagem por ritandrade Qua Ago 24, 2011 12:34 pm

Continuam os combates em Trípoli, agora de forma esporádica, segundo contam vários jornalistas internacionais. Existem, ainda, bolsas de resistência das forças do regime de Muammar Kadafi na capital líbia, apesar de os rebeldes líbios controlarem a maior parte da cidade. O líder líbio duas vezes falou ao país nas últimas horas e exortou à "limpeza" dos rebeldes da capital.

A correspondente do canal de televisão Al-Jazeera noticiou, esta quarta-feira de manhã, trocas de tiros esporádicas dentro do bairro de Bab-al-Aziziya, junto ao complexo residencial do coronel Muammar Kadhafi.

Na terça-feira à tarde, as forças rebeldes anunciaram o controlo do complexo residencial e do quartel-general do líder líbio, após três dias de confrontos.

Duas fortes explosões, provavelmente provocadas por bombardeamentos aéreos, foram sentidas na manhã de quarta-feira na capital líbia, segundo o testemunho de um jornalista da agência noticiosa francesa AFP. O repórter referiu, ainda, que um avião da NATO sobrevoou a cidade.

De acordo com as forças rebeldes, atiradores furtivos das forças de Kadafi continuam escondidos ao longo da estrada que dá acesso ao aeroporto, indicando ainda que pelo menos quatro combatentes rebeldes morreram durante a noite nesta zona.

A partir de Benghazi, a sede da rebelião líbia no leste do país, o comandante dos revoltosos está a pedir aos habitantes de Tripoli para permanecerem dentro de casa, de forma a permitir que os combatentes rebeldes possam revistar todas as estruturas relacionadas com o regime de Kadafi.

Os rebeldes estavam igualmente a patrulhar as ruas e a revistar todos os veículos que circulam na capital líbia.

Kadafi ameaça transformar Líbia em "lava e fogo"

Muammar Kadafi exortou os residentes de Trípoli a "limparem" os rebeldes da capital líbia através de uma mensagem sonora divulgada pelo canal de televisão al-Rai. Diz que está preparado para resistir meses e transformar a Líbia em lava e fogo e que deixou Trípoli para se proteger dos ataques aéreos da NATO. Porta-voz dos rebeldes promete transição imediata, enquanto festejam a conquista da residência oficial do ditador, após três dias de combates, que causaram mais de 400 mortos.

"Todos os líbios deverão estar presentes em Tripoli, jovens, homens das tribos e mulheres deverão varrer a cidade e combater os traidores", afirmou Kadafi, numa mensagem divulgada pelo pelo canal de televisão al-Rai.

Muammar Kadafi disse ter estado "por momentos em Trípoli, de forma discreta, sem ter sido visto por ninguém" e que não sentiu que a capital "estivesse em perigo".

Os rebeldes controlaram, terça-feira, o quartel-general de Kadafi em Tripoli, mas o líder líbio não foi aí encontrado, mantendo-se em parte incerta.

Horas antes, o líder líbio Muammar Kadafi explicou que saída do quartel-general Baba al-Aziziya, em Tripoli, foi um "movimento estratégico" depois do complexo ter sido devastado por 64 ataques aéreos da NATO.

Numa mensagem divulgada por uma rádio de Trípoli e depois pelos canais de televisão Al-Orouba e Al-Rai, Kadafi prometeu "martírio" ou vitória na luta contra a NATO. "Estamos a resistir com todas as nossas forças. Vamos vencer ou vamo-nos tornar mártires, se Deus quiser", afirmou o líder líbio.

Um porta-voz garantiu aos canais de televisão árabes Al-Orouba e al-Rai que Muammar Kadafi está preparado para resistir vários meses, ou até anos, aos rebeldes que tomaram a capital líbia. "Podemos transformar a Líbia em vulcões, lava e fogo", disse Moussa Ibrahim.

O porta-voz de Kadafi diz que as forças leais ao governante capturaram quatro altas patentes do Qatar e um cidadão dos Emirados Árabes Unidos e garante que os rebeldes não terão paz se tentarem regressar a Trípoli.

Com a conquista do complexo de Kadhafi em Tripoli pelos rebeldes na terça-feira, o Conselho Nacional de Transição anunciou que vai mudar nos próximos dois dias a sua sede de Benghazi para a capital líbia e promete uma transição rápida.

Os combates em Tripoli fizeram, nos últimos três dias, mais de 400 mortos e dois mil feridos, avançou o presidente do CNT. Em declarações na terça-feira à noite à televisão France 24, Mustafa Abdeljalil frisou que a guerra só acabará com a detenção do líder líbio Muammar Kadafi, cujo paradeiro continua desconhecido.

"Espero que Kadhafi seja capturado vivo, para que possa ser julgado e o mundo conheça os seus crimes", afirmou, admitindo que o coronel possa ter fugido de Tripoli.

O chefe do CNT adiantou que foram capturados 600 soldados pró-Kadhafi nos mais recentes combates.

Os rebeldes alegam controlar mais de 85% de Tripoli, incluindo o complexo de Bab al-Aziziyah, centro do poder e a residência de Kadhafi. Na capital líbia existem ainda alguns focos de resistência em três bairros.

Segundo testemunhas citadas pela Agência Reuters, as forças leais a Kadafi dispararam dúzias de mísseis foram disparados em Trípoli. Há relatos, também, de que as forças que permanecem sob controlo do ditador líbio atacaram a cidade de Jelat com mísseis e tanques.

jn
ritandrade
ritandrade
AdminFuga
AdminFuga

Feminino Idade : 28
Localização : Puerto :p

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos