Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rebeldes apoderam-se da residência de Kadafi

Ir para baixo

Rebeldes apoderam-se da residência de Kadafi Empty Rebeldes apoderam-se da residência de Kadafi

Mensagem por ritandrade Ter Ago 23, 2011 5:25 pm

Depois dos violentos combates com uso de artilharia pesada que estão a opor rebeldes e forças leais ao regime, junto ao complexo residencial do coronel Muammad Kadafi, no bairro de Bab-al-Aziziya, em Trípoli, os rebelde líbios já entraram dentro da residência de Kadafi. Repórteres da Reuters garantem ter ouvido disparos para o ar em celebração da conquista do reduto do ditador líbio, cujo paradeiro continua incerto.

Durante a manhã, o canal de televisão do Qatar transmitiu imagens em directo da capital líbia onde se podiam ver várias colunas de fumo negro.

A CNN acrescentou que são audíveis na zona do aeroporto da capital disparos de artilharia pesada bem como podem ser vistas colunas de fumo negro na área.

O correspondente da al-Jazeera, que afirmou estar no centro da cidade, assegurou que os líderes militares dos rebeldes decidiram aproveitar as primeiras horas do dia para atacar a zona do complexo residencial de Kadafi, uma zona com perto de seis quilómetros quadrados que abrange o palácio presidencial e outras estruturas do regime.

De acordo com as últimas informações divulgadas pelo jornalista do canal, via Internet, os rebeldes terão conseguido entrar no primeiro portão do bairro Bab-al-Aziziya e as forças de Kadafi estão a recuar para Sirte, cidade natal do líder líbio, e para Al Jafra (sul).

"Milhares de combatentes rebeldes estão localizados em redor da Praça Verde e esperam pelo ataque final", referiu o jornalista.

Aviões, supostamente das forças da NATO, sobrevoaram hoje de manhã a capital líbia.

O complexo residencial do coronel Muammad Kadafi, no bairro de Bab-al-Aziziya, em Trípoli situa-se não muito longe do hotel Rixos, onde estão alojados jornalistas estrangeiros, que sentiram uma forte explosão próximo do estabelecimento, cerca das 11 horas locais (10 horas em Portugal Continental).

Segundo um jornalista da AFP, a explosão provocou algum pânico entre os repórteres, que se refugiaram nos pisos situados no subsolo.

Aviões, supostamente das forças da NATO, estavam, esta manhã de terça-feira, a sobrevoar a capital líbia, onde os combates entre rebeldes e as forças leais ao líder líbio Muammar Kadhafi prosseguiam em bairros não muito afastados do hotel Rixos.

Soldados do regime de Kadafi ocuparam posições em redor da unidade hoteleira, onde estão hospedados perto de 30 jornalistas estrangeiros.

A água e a electricidade continuavam cortadas no hotel. Durante a noite, estes serviços foram restabelecidos, mas apenas durante cerca de uma hora.

Segunda-feira à noite, Seif al-Islam contrariou as indicações de que teria sido detido no domingo por forças rebeldes quando estas tomaram a capital líbia. Três jornalistas, incluindo um da agência noticiosa francesa AFP, foram conduzidos numa viatura até ao complexo de Bab Al-Aziziya, bastião e residência oficial de Kadafi, cujo paradeiro continua por se saber, apesar de os EUA acreditarem que está ainda na capital.

Seif al-Islam, sobre quem pende um mandado internacional por crimes contra a humanidade na Líbia, chegou depois num todo-o-terreno, descreve a AFP, acrescentando que algumas dezenas de simpatizantes o aguardavam agitando o seu retrato e o de Kadhafi, bem como bandeiras líbias.

Aos jornalistas, Seif al-Islam disse que Tripoli está "sob controlo" do regime. "Que toda a gente fica ciente disto: está tudo bem em Trípoli", disse aquele que é considerado o arquitecto da resistência do regime aos rebeldes.

"Viram como o povo líbio se levantou" para combater os rebeldes, disse Seif al-Islam em declarações à AFP, responsabilizando o Ocidente, que pela voz de Obama sentenciar o regime de Kadafi e de Angela Merkel estar já a pensar em formas de ajudar os rebeldes. Da Rússia, sem rodeios, chega a convicção de que o tempo de Kadafi se esgota rapidamente.

Guerra tecnológica e mediática

"O Ocidente dispõe de alta tecnologia que perturbou as telecomunicações e enviou mensagens ao povo fazendo crer que o regime do coronel Kadafi tinha caído", disse Seif, referindo-se a SMS enviadas aos habitantes da capital líbia.

"É uma guerra tecnológica e mediática destinada a provocar o caos e o terror na Líbia", argumentou Seif al-Islam. O Ocidente "infiltrou bandos de saqueadores, por mar e por terra", na capital da Líbia, acrescentou aquele filho de Kadafi, tido como o mentor da resistência do regime aos rebeldes.

Filho mais velho de Kadafi fugiu aos rebeldes

Mohamed Kadafi, filho mais velho do líder líbio detido no domingo pelos rebeldes em Tripoli, fugiu, avançou, segunda-feira, uma fonte rebelde, citada pela agência noticiosa AFP sob anonimato, e a televisão Al Jazira.

A fonte contactada pela AFP adiantou que o primogénito escapou com a ajuda das tropas fiéis ao pai.

Segundo os relatos, os rebeldes controlam mais de 90% da cidade. À margem continua o complexo de Bab Al-Aziziya, residência oficial de Muammar Kadafi, onde estará concentrada a força da resistência do regime, com soldados armados e equipados até com tanques.

jn
ritandrade
ritandrade
AdminFuga
AdminFuga

Feminino Idade : 28
Localização : Puerto :p

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos