Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PCP diz que redução da TSU põe em causa sustentabilidade Segurança Social

Ir para baixo

PCP diz que redução da TSU põe em causa sustentabilidade Segurança Social Empty PCP diz que redução da TSU põe em causa sustentabilidade Segurança Social

Mensagem por ritandrade Qua Ago 10, 2011 1:23 pm

O PCP renovou esta quarta-feira as críticas à redução da Taxa Social Única, considerando que a medida irá pôr em causa a sustentabilidade da Segurança Social e não garante o aumento da competitividade das empresas.

Classificando como "muito negativas" as propostas do relatório sobre a "desvalorização fiscal" divulgado na terça-feira pelo Governo, Jorge Cordeiro, da comissão política do PCP, apontou três críticas essenciais.

Antes de mais, salientou, "não está garantido o aumento da competitividade das empresas e das exportações", já que isso está dependente de muitos outros fatores que não apenas a descida da Taxa Social Única" (TSU).

Por outro lado, haverá "uma transferência clara na distribuição do rendimento nacional da remuneração do fator trabalho para o fator capital".

Ou seja, explicou Jorge Cordeiro, com a descida da TSU e com o aumento da taxa do IVA, serão os trabalhadores e as famílias que vão suportar a diminuição da contribuição mensal paga à Segurança Social pelos trabalhadores.

Além disso, sublinhou, "esta decisão põe de facto em causa a sustentabilidade do modelo de financiamento da Segurança Social pública que temos hoje".

O relatório que servirá de base à decisão do Governo sobre a Taxa Social Única (TSU) aponta um cenário de referência com uma descida de 3,7 por cento na contribuição patronal e um aumento de 2,19 por cento do IVA.

Jorge Cordeiro recordou ainda que esta "sobrecarga para os trabalhadores e para as famílias" surge após um conjunto de outras medidas, "agravando ainda mais a situação".

"As condições sociais hoje já são gravíssimas", frisou, antecipando o aumento da instabilidade social nos próximos meses.

Jorge Cordeiro reiterou ainda que o PCP irá continuar a propor alternativas às propostas do Governo, insistindo na necessidade de aumento da produção nacional e na renegociação da dívida.

jn
ritandrade
ritandrade
AdminFuga
AdminFuga

Feminino Idade : 28
Localização : Puerto :p

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos