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Negócios via Twitter: 5 coisas que você precisa realmente saber

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Mensagem por marchesini02 Qui Ago 12, 2010 2:05 pm

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Entenda como funciona a rede social para não queimar o filme do seu negócio



A
pergunta é natural diante de tantas notícias e reportagens na imprensa
sobre quem está se dando bem, principalmente no Twitter, a sensação do
momento. E a resposta parece ser clara: quanto mais tempo você demorar
para participar das redes sociais, menores serão as chances de explorar
todas estas oportunidades.Isso explica a correria das empresas
em entrar nessa nova onda. Afinal, é só acompanhar algumas
estatísticas: o número de usuários do Twitter aumentou 1600% entre
julho de 2008 e 2009, sendo que os brasileiros são os que passam mais
tempo “tuitando” (cerca de 41,5 minutos por mês de acordo com pesquisa
da ComScore).Somente em São Paulo, 45% da população já participa
de alguma rede social, índice que aumenta para 75% entre os jovens
entre 18 e 24 anos (Ibope Mídia). Nas empresas, segundo estudo da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (NTT/URFJ), 74% dos pesquisados
planejam participar das mídias sociais nos próximos 12 meses. Diante de
números tão promissores, por que não tentar?Até aí, nada de
mais. O problema é quando as empresas, ansiosas por resultados rápidos,
colocam “o carro na frente dos bois” (a expressão é tão antiga quanto
válida). A mesma pesquisa da URFJ revelou que 49% dos pesquisados já
entram nas mídias sociais querendo “faturar” de alguma forma: insistem
em oferecer seus produtos nas comunidades, fazem propaganda descarada
nos blogs, enviam mensagens comerciais sem permissão. Ou, por outro
lado, participam dessas mídias sem propósito definido, simplesmente
“por participar”, para fazer parte e ver o que acontece. A
consequência: comunicação com conteúdo irrelevante, propaganda demais,
foco de menos e, pior, a reação contrária dos internautas, que pode ir
da indiferença à indignação. Por estas razões, os índices de sucesso
nas redes sociais estão abaixo do que poderiam estar. Em vez de
escolher o caminho mais rápido, o ideal é trilhar pelo mais seguro.
Além de maior potencial para gerar resultados, fazer um planejamento
prévio com base no conhecimento das mídias sociais, do perfil do
público-alvo e em ações sintonizadas com outras ferramentas de
marketing digital também tem menos probabilidade de ser rejeitada.Confira na próxima página os principais aspectos a serem levados em conta.
1. Entenda como as mídias sociais funcionam Comunidades,
blogs e Twitter possuem uma dinâmica própria, que só são compreendidas
quando se faz parte delas. Portanto, antes de delegar a tarefa a
terceiros, é essencial que você participe para ter uma noção mais clara
sobre as regras de conduta e formas de abordagem mais apropriadas. Uma
das primeiras coisas que descobrirá, por experiência própria, é porque
ninguém nesse meio gosta de vendas diretas.2. Entenda como o seu público-alvo interage Estude
como seus clientes, consumidores ou prospects participam das mídias
sociais. Eles a utilizam para conhecer a opinião de outras pessoas
sobre o seu produto, para reclamar ou elogiar? Estão interessados em
assuntos profissionais ou pessoais? Quais os sites mais freqüentados
(Orkut, Facebook, Sonico, MySpace, Via6, Linked In, Plaxo etc.) E se
não participam, isso ocorre por falta de tempo, interesse ou
dificuldade em acompanhar estas novidades? O que os motivaria a fazer
parte de uma rede social?3. Defina a estratégia As
etapas acima são fundamentais para o passo seguinte, definir a
estratégia de atuação, que pode se dar em três níveis principais:
canais relacionamento (atendimento a reclamações, esclarecimento de
dúvidas, interação com clientes e consumidores), comunicação
(divulgação de lançamentos ou atualizações de produtos, informações
práticas) ou campanhas de fidelização (promoções exclusivas para quem
participa ou segue em suas comunidades, blogs ou Twitter). Independente
da escolha, é essencial atuar de forma integrada a outras iniciativas
de marketing utilizadas pela empresa, sejam online (website, e-mail
marketing, links patrocinados, banners) ou offline (anúncios, mala
direta, assessoria de imprensa etc.).4. Crie um diferencial
participar não é o bastante. É preciso participar de forma
diferenciada. Seja por meio de conteúdo exclusivo, promoções especiais
ou atendimento personalizado. É a melhor maneira de conquistar atenção,
fidelidade do público e, principalmente, fazer com que as suas
iniciativas sejam divulgadas pelos próprios participantes por meio do
boca a boca.5. Tenha objetivos claros e mensure os resultados Uma
das grandes vantagens do marketing digital é dispor de recursos que
permitem mensurar os resultados das mais diversas formas. Use isso a
seu favor, estabelecendo objetivos e metas claros para cada mídia
social. Uma dica para facilitar a tarefa é canalizar as ações das
mídias sociais no site da empresa. Por exemplo, em uma promoção pelo
Twitter, faça com que os internautas tenham de visitar o site para
conhecer as regras ou os prêmios. Dessa forma, é possível mensurar em
detalhes a audiência (região de proveniência dos visitantes, duração) e
o tráfego (páginas mais visitas) do site e relacioná-los com a
receptividade da campanha. É também uma forma dos internautas
conhecerem mais sobre a sua empresa e outros produtos oferecidos. [Silvio Tanabe é consultor da Magoweb Marketing Digital]
marchesini02
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Fugador
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Idade : 27
Localização : Brasil :p

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