Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Herói desconhecido foi há 110 anos. Ele tinha sete. Ou dez

Ir para baixo

Herói desconhecido foi há 110 anos. Ele tinha sete. Ou dez Empty Herói desconhecido foi há 110 anos. Ele tinha sete. Ou dez

Mensagem por ellê Dom Jul 25, 2010 6:13 pm

Rapaz parisiense foi o timoneiro da dupla holandesa de remo que conquistou o título olímpico. Nunca lhe perguntaram o nome

Herói desconhecido foi há 110 anos. Ele tinha sete. Ou dez 0000194858

Em 1900 o desporto estava longe de ser como o conhecemos hoje. Benfica e Sporting ainda não tinham sido fundados e faltavam trinta anos para o primeiro Mundial de futebol. O golfe e o ténis já tinham as primeiras edições dos grandes torneios, mas o acesso continuava a ser muito limitado. Em 1900, Paris já era um dos centros da Europa, já era um lugar de referência para os grandes pensadores e artistas. Em 1900, o barão Pierre de Coubertin concretizou o desejo de organizar uns Jogos Olímpicos em Paris, quatro anos depois de Atenas ter inaugurado os Jogos da era moderna.

O objectivo era bom mas a disputa de protagonismo com a Exposição Universal e a enorme desorganização fizeram com que a prova não seja recordada hoje em dia da melhor forma. Desde finais marcadas à última hora sem avisar todos os concorrentes a acusações de batota na maratona porque atletas franceses tinham optado por atalhar a distância, tudo foi visto em Paris. As regras também eram diferentes. Na altura, não se tratava tanto de uma competição por países, mas mais por equipas e atletas. No remo, por exemplo, foram várias as embarcações que surgiram com atletas de países diferentes: franceses juntavam--se com holandeses ou britânicos e os suecos e dinamarqueses também optavam por alianças geográficas. Diz-se também que as provas de saltos só aconteceram porque os atletas andaram a cavar as caixas de areia em cima da hora porque os responsáveis por assegurar que estaria tudo disponível se tinham esquecido. A pista de atletismo também foi bastante improvisada e estava longe de apresentar as condições aceitáveis para as provas. Valia praticamente tudo. Até recrutar atletas entre as várias competições.

É aqui que entra a dupla holandesa do remo, composta por François Antoine Brandt e Roelof Klein do clube Minerva de Amesterdão. O timoneiro era Hermanus Brockmann. A ambição movia-os rumo a um título olímpico, mas a derrota nas eliminatórias para uma dupla francesa obrigou-os a repensar a estratégia. Era tudo uma questão de peso.

A solução estava ali à mão. Era preciso substituir o timoneiro por alguém mais leve. Não era sequer preciso lançar um concurso, analisar currículos ou experiências. Apenas encontrar alguém que fosse capaz de dar o mote durante a prova. Esse alguém foi um rapaz parisiense encontrado nas margens do rio Sena. A substituição de última hora teve sucesso e venceram o título olímpico. Para a história, Hermanus Brockmann continua a ser apontado como o vencedor da prova, mas o rapaz continuará a ser a história dos Jogos e o mais novo de sempre a vencer um título olímpico. Foi fotografado no final da prova, mas a euforia com o título olímpico fez com que ninguém se preocupasse em saber realmente quem era. Os registos não falam de nomes e até a idade é incerta, havendo apenas uma ideia que teria sete anos, Ou dez. Ou algures entre as duas.

Não se sabe também se Brockmann terá gostado de ser substituído para a final. O que é certo é que acabou por ganhar a medalha de prata nas embarcações de quatro e a medalha de bronze nas embarcações de oito. Oficialmente, a medalha de ouro foi conquistada pelo remador holandês de 29 anos, mas para a história o mérito será sempre do jovem francês. Do herói desconhecido.

Fonte: i
ellê
ellê
Fugitivo Pro
Fugitivo Pro

Feminino Idade : 32
Localização : viana do castelo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos