Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Factos sobre Insectos e Aranhas

3 participantes

Ir para baixo

Factos sobre Insectos e Aranhas Empty Factos sobre Insectos e Aranhas

Mensagem por Rasn Seg maio 17, 2010 10:27 pm

Insectos

• A vespa-esvoaçante, um dos insectos mais pequenos do mundo, possui uma envergadura de menos 0.25 mm – suficientemente pequena para passar através do buraco de uma agulha. O seu tamanho faz com que o seu voo seja mais parecido com a natação devido a pressão do ar, por isso esta vespa minúscula não bate as suas asas – movimenta-as para trás e para a frente como se fossem remos.

• O europeu escaravelho-da-madeira-metálico possui um receptor incrivelmente sensível na parte inferior do tórax. Este receptor pode detector a radiação infravermelha emitida pela madeira a arder até uma distância de 5 km. O escaravelho precisa de localizar a madeira queimada, porque é aí que põe os seus ovos – na madeira carbonizada que ficou livre de predadores e parasitas devido ao fogo.

• Algumas ninfas utilizam vários disfarces diferentes no seu percurso até atingirem a idade adulta. Quando um jovem insecto-folha-australiano sai do ovo, parece-se com uma feroz térmita-australiana. À medida que cresce e se transforma, começa a assemelhar-se a um pedaço de córtex escamoso de eucalipto. Quando estiver completamente desenvolvido, vai acabar por parecer-se com uma folha morta de eucalipto.

• As larvas nascem para comer. A partir do momento em que saem dos ovos, alimentam-se o mais que podem. Algumas larvas crescem de forma impressionante durante um curto período de tempo. Por exemplo, a lagarta mariposa-dos-carvalhos incha apenas 5 mm de comprimento até perto de 12,7 cm de comprimento. Isto é 12 000 vezes o seu tamanho original – tudo isso em apenas três semanas.

• O afídio-comum é um dos animais de reprodução mais rápida à face da Terra. Quando um afídio nasce, já tem um bebé a desenvolver-se dentro de si. Se não fossem os comedores de insectos, como as joaninhas, as aranhas e as aves, o mundo estaria infestado de afídios. Apenas um destes animais poderia dar origem a 10 quintiliões de descendentes num espaço de seis meses. Isso formaria uma coluna de afídios com 1 m de largura desde a Terra até à Lua.

Aranhas

•A maioria das aranhas vive apenas 2 ou 3 anos, a menos que sejam uma das grandes tarântulas tropicais. A maior parte destas tarântulas vive 7 a 15 anos, mas uma excepção a essa regra é a tarântula-do-joelho-vermelho-mexicana – essa pode levar quase 7 anos a tornar-se adulta. Para os machos, isso é quase o fim das suas vidas e a maioria morre 6 a 12 meses depois. No entanto, as fêmeas podem viver mais de 30 anos.

• Uma aranha fêmea geralmente devora o seu parceiro, mas apenas se este for desastrado ou se ela se distrair. O mesmo não acontece com a aranha-de-cúpula-com-seis-bossas. O pequeno macho tem de saltar e agarra-se e acasalar à fêmea. Contudo, não pode agarra-se e acasalar ao mesmo tempo. Para impedir que ele caia, a fêmea enterra as suas presas nele e depois consome os seus fluidos corporais.

• Depois de uma enorme explosão vulcânica na ilha de Krakatoa em 1883, todos os seres vivos foram destruídos. No entanto, em apenas alguns meses, os animais começaram a aparecer outra vez. Uma das primeiras a chegar foi a aranha-balão.

• Uma espécie de aranhas da Nova Zelândia vive nas geladas águas costeiras. O ninho, que a fêmea partilha com os seus bebés durante cinco meses, está preso a algas marinhas.

• Algumas aranhas-tecedeiras-gigantes oriundas dos países tropicais tecem teias tão fortes que são capazes de apanhar nelas pequenas aves. Na Papuásia-Nova Guiné, onde podem encontrar-se as maiores dessas asneiras, as populações locais utilizam teias das aranhas-dos-bosques-gigantes, que medem 2,7 na transversal, como redes de pesca.

• A maioria das aranhas vive sozinha, mas uma espécie de aranhas sociais vive em enormes colónias nas florestas tropicais do Peru. As teias de uma colónia podem abranger 25m quadrados, servindo de lar a milhares de aranhas. Muito embora não tenham uma largura superior a 2 cm, elas são capazes de capturar presas tão grandes como pequenas aves trabalhando em equipa.

• Apesar das tarântulas existentes na América do Sul possuírem mandíbulas temíveis, o seu veneno não é mortífero. Contudo, os pêlos situados no seu abdómen possuem extremidades farpadas. Se uma tarântula for perturbada, ela esfrega nuvens desses pêlos no atacante com rápidos golpes desferidos com as suas patas posteriores. Se os pêlos atingirem os olhos ou o nariz, a dor pode impedir o atacante de prosseguir o seu caminho.

• Assemelham-se a vermes durante o Inverno e transformam-se em relva durante o Verão. Como é que é? As lagartas dos noctuídeos escondem-se no solo para passar o Inverno, mas algumas são afectadas por um fungo. Quando chega a Primavera, nas lagartas infectadas germinaram longos caules, parecidas com relva!

• Um gafanhoto da Austrália certifica-se de que a rã-arborícola que apanhou para o jantar não consegue fugir. Prende ao chão uma das patas posteriores da rã, come primeiro a pata e depois passa para o corpo.

• A borboleta-flâmula sorve as lágrimas dos aligatores, enquanto algumas mariposas asiáticas bebem as lágrimas dos búfalos e das pessoas.

• Os escaravelhos, relógio-da-morte põem os seus ovos na madeira velha para que as larvas possam ter uma casa de madeira. Quando um escaravelho adulto eclode, bate com a cabeça na madeira. Outro escaravelho recebe a mensagem e os dois encaminham-se na direcção um do outro. Antigamente, este ruído podia ser ouvido durante a noite por pessoas que se sentavam junto a familiares moribundos. É por isso que o insecto recebeu o nome de «relógio-da-morte».

• Quando as ninfas de alguns gafanhotos ficam demasiado cheias, começam a mudar de cor, de formato e de comportamento, transformando-se em locustas em vez de gafanhotos. Depois de adultos levantam voo em enormes enxames, chegando a conter cerca de 100 biliões de indivíduos. Esta nuvem de insectos pode cobrir mais de 3225 km.

• Não ter patas não significa ser indefeso. Tomemos o exemplo da larva sem patas do Stylops. Ela aguarda no interior do depósito de néctar da flor. Uma abelha bebe o néctar – e o Stylops. De volta à colmeia, a abelha cospe o néctar para a próxima fornada de abelha. O Stylops também vem e refastela-se fazendo uma refeição com uma das larvas.

• Uma vez que os seus inimigos não vêm as cores de aviso à noite, a mariposa-tigre de gosto desagradável desenvolveu uma maneira diferente de informar os seus predadores, como os morcegos, para terem cuidado. Possui um órgão na parte inferior do tórax que produz um som quando voa, emitindo um sinal de aviso de que o seu sabor é desagradável. Algumas mariposas saborosas também imitam este som.

• Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião de reconhecimento alemão despenhou-se na África do Sul. Muitas pessoas pensaram que ele tinha sido abatido. Todavia, um entomologista descobriu que uma abelha-cortadora-de-folhas tinha feito o seu ninho num tubo dentro do painel de instrumentos do avião. Uma vez que este tubo ficou obstruído, o piloto não conseguiu ver a velocidade a que ia. E foi isto que provocou o acidente. Insectos 1 ; Seres Humanos 0


Foram escritos a partir de um livro onde poderei colocar mais depois :)


Última edição por Rasn em Sex maio 21, 2010 1:20 pm, editado 1 vez(es)
Rasn
Rasn
Fuga Power
Fuga Power

Masculino Idade : 28
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Factos sobre Insectos e Aranhas Empty Re: Factos sobre Insectos e Aranhas

Mensagem por ; jotapê ~ Ter maio 18, 2010 4:26 pm

Bom Post (:
; jotapê ~
; jotapê ~
Master Fuga
Master Fuga

Masculino Idade : 27
Localização : São João da Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Factos sobre Insectos e Aranhas Empty Re: Factos sobre Insectos e Aranhas

Mensagem por tiagomoura Sex maio 21, 2010 4:36 pm

A maioria das pessoas da minha turma tem medo de aranhas xD
tiagomoura
tiagomoura
AdminFuga
AdminFuga

Masculino Idade : 30
Localização : Santo Tirso

Ir para o topo Ir para baixo

Factos sobre Insectos e Aranhas Empty Re: Factos sobre Insectos e Aranhas

Mensagem por Rasn Sáb maio 22, 2010 6:27 pm

ahaha ainda hoje vi uma bué grande *.* São belos animais mas dispenso-os à minha beira xD
Rasn
Rasn
Fuga Power
Fuga Power

Masculino Idade : 28
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Factos sobre Insectos e Aranhas Empty Re: Factos sobre Insectos e Aranhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos