Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise aos PLC’s dLAN 500 AVplus da Devolo

Ir para baixo

Análise aos PLC’s dLAN 500 AVplus da Devolo Empty Análise aos PLC’s dLAN 500 AVplus da Devolo

Mensagem por Goncalves Qua Ago 17, 2011 9:16 am

Análise aos PLC’s dLAN 500 AVplus da Devolo

Chegou até nós, disponibilizado pela Devolo, a quem desde já agradecemos toda a disponibilidade, um Network Kit da ultima geração de adaptadores Power Line Communications lançados pela empresa alemã, e que prometem uma taxa de transferência de dados ethernet até 500Mbps, assentes na instalação da rede eléctrica de nossa casa. Mas será que cumpriu o que promete a nível de velocidades ou ficou muito à quem? Será este sistema assim tão prático como aparenta ser?
Não percam a nossa análise e conclusões.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pela sua utilidade e comodidade de utilização já aqui tínhamos apresentado este equipamento. Mas afinal quais as principais características que se pode esperar deste equipamento?
Vamos espreitar:


  • Criar uma rede doméstica com velocidades até 500 MBit/s;
  • Consumo de apenas 0,5 watt em modo de stand-by;
  • Entretenimento 3D em toda a casa, streaming multimédia entre todos os equipamentos, e várias streamings HDTV ao mesmo tempo;
  • Não é necessária qualquer configuração – basta inserir o adaptador na tomada, ligar ao computador através do cabo de rede – e pronto já está operacional!;
  • Compatível com todos os adaptadores 200 AV (HomePlug AV) – geração anterior;
  • Entrada para tomadas até 3600W, 230V / 16A;


Lendo as promessas do fabricante, é de ficar com a expectativas elevadas.

Utilização destes equipamentos:

A instalação deste género de equipamentos da Devolo e outras marcas tem sido usadas nas instalações de IPTV do serviço da Vodafone e da Meo.
Isto evita que se tenha de recorrer ao uso de cabos de rede a passar pelo meio do chão quando o cliente tem o router num sitio e a box noutra divisão.

O Kit que a Devolo nos enviou:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O Network kit é constituído pelo seguinte:
  • 3 adaptadores PLC’s de 500Mbps:
  • 3 cabos de rede;
  • Manuais e um CD;
Para além dos dLAN 500 AVplus que testamos existe um outro modelo, o dLAN 500 AVmini que não tem entrada para tomadas, sendo por isso mais pequeno e leve, e também compatível com o modelo dLAN 500AVplus e com os anteriores 200 AV.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como testei os adaptadores?
Bem, tendo eu 3 adaptadores à disponibilidade fui espalha-los pela casa. Ficando a rede da seguinte maneira:

  • Adaptador 1 – Quarto 1, ligado ao router;
  • Adaptador 2 – Quarto 2 ligado ao meu PC fixo;
  • Adaptador 3 – Sala, ligado ao portátil;
Para além de ficarem em diferentes divisões da casa, contavam com alguns metros de cabo pelo meio, o que com certeza iria criar perdas de desempenho, coisa que veremos mais à frente.

A instalação:
A instalação é super fácil. Basta ligar o adaptador a uma tomada de parede e ligar um cabo de rede entre o adaptador e o pc / router. E em poucos segundos a ligação entre todos os dispositivos na rede é feita.
Simples e eficaz.

O primeiro teste:
Depois de ligar todos os equipamentos na rede, a primeira coisa que fiz, foi testar se no PC fixo tinha acesso à Internet. E tinha. Logo de seguida fui fazer um download a partir de um servidor que geralmente me deixa “sacar” ao máximo da minha linha…e qual é o meu espanto que a velocidade máxima não foi atingida. Ficou-se abaixo uns 400Kb/s da velocidade que costumo obter. Achei estranho, desliguei a ligação de rede e liguei-me via Wifi ao router como de costume, e deparei-me com a velocidade ao máximo...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Note-se que a velocidade de 1.9MB/s é via Wi-fi e a de 1.5MB/ é via PLC, mantendo-se sempre assim até ao fim da descarga do ficheiro.

Actualização de Firmware:
Reiniciei o router, o PC, desliguei e liguei todos os adaptadores, troquei os cabos de rede, alterei a porta no router onde estava ligado o cabo e nada... a velocidade não passava disso. Numa daquelas ideias flash, passou-me pela cabeça que este equipamento poderia ter algum firmware actualizável. E tinha. Descarreguei daqui a última versão e procedi à actualização de todos os adaptadores.

Para isso tive de os ligar individualmente ao pc fixo e actualizar um de cada vez, num processo simples e rápido. Bastava executar o instalador que tinha descarregado e o programa procurava / detectava o adaptador e procedia à actualização do mesmo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Procedi à actualização de todos os adaptadores e nada... a velocidade não se alterou. Quer no fixo, quer no portátil não houve melhoria alguma.
Apesar de não saber mais o que fazer para resolver essa situação, não baixei os braços e continuei com os testes.

dlan Cockpit Software:
Enquanto andava à procura da firmware para actualizar os equipamentos, encontrei também um software disponibilizado pela Devolo que me permitia ver os equipamentos na rede, assim como a velocidade a que estavam sincronizados uns com os outros. Windows | MAC | Linux
As próximas imagens com os valores de sincronismo são os resultados mostrados por este Cockpit da Devolo. Para além disso o programa permitia também alterar o nome dos equipamentos, assim como utilizar um
palavra chave para encriptar os dados pela rede.

O segundo teste:
A velocidade de download poderia ser baixa, mas será que o mesmo acontecia com a transferência de ficheiros na rede? Criei um grupo doméstico com partilha de ficheiros e lá fui testar as velocidades.

Pc fixo ligado no quarto, e o portátil na sala a copiar ficheiros que estavam no fixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como se pode ver a velocidade de ligação do pc fixo ao router é bem maior do que se ligado ao portátil na sala. A distancia faz toda a diferença.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esta foi a velocidade que consegui obter a partir de uma cópia de um ficheiro que estava no PC fixo. Outro teste que fiz foi o de experimentar reproduzir um filme no portátil na sala.

Conclusão:
1080p é tarefa impossível, pois há montes de soluços. Se for em 720p já andava relativamente bem.

O terceiro teste:
Como vi que na sala o desempenho não era nada por aí além, decidi ligar o portátil no quarto a uma tomada “2″ para ver se os valores melhoravam, isto porque a distancia de cabos era bem menor.

Pc fixo ligado no quarto, e o portátil ligado no quarto a copiar ficheiros que estavam no fixo:

Fixo – tomada 1 | Portátil tomada 2

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Desde logo achei a velocidade de sincronismo estranha, uma vez que o fixo e o portátil estavam no mesmo quarto, era suposto que se ligassem com maior velocidade entre si, do que ao router num quarto diferente (1).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Confirmei deste modo que afinal…não dependia bem da distância entre as divisões, mas talvez de outros factores que não consegui descobrir.

O quarto teste:

Decidi mudar o portátil para uma terceira tomada existente no meu quarto, onde estava o fixo.

Pc fixo ligado no quarto, e o portátil ligado no quarto a copiar ficheiros que estavam no fixo:

Fixo – tomada 1 | Portátil tomada 3

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E... wow! A velocidade de sincronismo tinha mais do que duplicado, simplesmente por ter mudado o portátil adaptador Power Line de sitio!
Agora só faltava mesmo testar a velocidade a copiar uns ficheiros na rede:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E a mudança notou-se a olhos vistos! Era agora possível ver um filme 1080p no portátil sem qualquer ponta de soluço.

O quinto teste:
Como no guia de instalação rápida do equipamento falava que ligar a uma extensão significava menor desempenho, lá fui eu ver isso.
Aproveitando ter descoberto uma tomada no meu quarto que me permitia alta velocidades, decidi mantê-la com o portátil lá ligado. Mas fui ao PC fixo e liguei o adaptador a uma extensão e ao mesmo tempo ainda estava a fornecer energia ao ecrã (uns meros watt’s).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Foi tiro e queda. Desde logo deu para perceber a quebra de velocidade de sincronismo. Mas na realidade qual a diferença?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Um pouco menos de velocidade, mas mesmo assim um valor bastante aceitável e que permitia ver 1080p “na boa”.

Conclusão:

É realmente útil investir cerca de 230€ neste Kit?

Sim e não. Pelos testes que fiz, há muitos factores que podem influenciar o “rendimento” destes equipamentos. São eles o estado da rede eléctrica de sua casa e a distância entre divisões. Em minha casa o valor mínimo que obtive foi de 9.7 MB/s, ou seja se eu tivesse um contrato de Internet acima de 77.8 Mbits não iria consegui tirar totalmente proveito da velocidade contratada. Claro que isto são valores demasiado altos, ainda ao alcance de muito poucos portugueses.

Contudo creio que estes adaptadores utilizados num sistema IPTV para ligar as boxes em divisões longes do router, sejam mais do que indicadas e permite perfeitamente algumas streams HD simultâneas.
Contudo isso é coisa que eu não pude testar, falo apenas a níveis teóricos.

Outras observações:

Uma coisa que eu tenho de deixar bem claro, é que estes aparelhos como dependem do bom estado da rede eléctrica da casa do utilizador, e por isso estes valores apresentados nestes testes que fiz, poderão ser bem piores, ou melhores na vossa casa, tudo vai depender da instalação eléctrica, literalmente.

Contudo há uma situação que não consegui resolver: a da velocidade de download ser mais baixa por PLC, do que a que eu obtenho por WIFI. Tal situação é deveras estranha, umas vez que se eu ligar o portátil directamente ao router não tenho qualquer limitação de velocidade.

O equipamento esteve à altura das expectativas?

Não. Ficou um pouco abaixo, isto porque os 500 Mbits de velocidade prometiam mais qualquer coisa. Contudo é de lembrar que a velocidade obtida é bem boa para quase todo o tipo de utilizadores, e se o objectivo é usar estes adaptadores para evitar metros e metros de cabos pelo chão fora, este equipamento é sem duvida uma excelente aquisição.

Resta por fim agradecer à Devolo mais uma vez pelo empréstimo do equipamento e nos permitir esta análise.

Fonte: Kero Dicas
Goncalves
Goncalves
ColaboraFuga
ColaboraFuga

Masculino Idade : 36
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos