Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saúde no emprego

Ir para baixo

Saúde no emprego Empty Saúde no emprego

Mensagem por Goncalves Qui Ago 04, 2011 4:53 pm

Saúde no emprego

Saúde no emprego Broken_Arm

Alguns problemas de saúde estão directamente relacionados com o trabalho de escritório. Sem se aperceber, você pode estar a submeter os músculos e tendões a uma tensão que acaba por resultar em dores de coluna, pescoço, estados de ansiedade e fadiga intelectual. Adquira pequenos hábitos que fazem a diferença.

Saudável na secretária

Para alguns, o escritório é como uma segunda casa. Por isso, deve sentir-se confortável. O mobiliário de escritório e o ambiente laboral são elementos importantes para o seu bem-estar.

A secretária deve ser espaçosa, tanto em comprimento como em profundidade. O tampo deve ser amplo, para permitir que o teclado do computador fique numa posição mais avançada, de modo a que os cotovelos repousem em cima da mesa.

A altura da secretária deve ser adequada a cada pessoa. As secretárias têm normalmente uma altura fixa que não respeita as características físicas de cada um - e a população portuguesa é das mais baixas da Europa. A secretária deve, portanto, ser regulável em altura.

Quando as secretárias são muito altas, temos a necessidade de descansar os pés na base da cadeira. O que deve fazer é colocar um suporte para os pés, de modo a que os joelhos fiquem à altura da articulação das ancas.

A cadeira onde se senta todos os dias tem uma influência determinante na sua postura corporal. Deve ser ajustável em altura e na inclinação das costas - para que coincida com a inclinação natural do corpo. As costas da cadeira devem ser ergonómicas e apoiar devidamente os rins.

Tenha atenção à sua postura. Por melhor que a sua cadeira seja, de nada lhe servirá se insistir em se sentar nela incorrectamente.

Numa sala com computadores, a luz deve ser relativamente fraca, à volta de 300/400 lúmens. Numa sala sem computadores recomenda-se os 500/600 lúmens. Se necessitar de iluminação suplementar, adquira um candeeiro de mesa e faça incidir a luz no teclado e no papel, nunca no monitor.

Posicione a sua secretária de modo a ficar de lado em relação às janelas. Ao ficar de frente para uma janela pode estar a sujeitar-se a
um encandeamento que pode provocar fadiga ocular. Com uma janela atrás
de si, arrisca-se a ter reflexos no monitor.

A temperatura do escritório deve ser agradável - entre os 19 e os 24 graus dependendo da temperatura ambiente.

Alguns membros, como as pernas, estão sujeitos a uma imobilidade que força os músculos a contrair - o que dificulta o fluxo sanguíneo. Faça uma pausa e levante-se para fazer alongamentos. Estique-se, espreguice-se! Rode o pescoço, os ombros, descontraia os músculos dos
braços e das pernas. Aproveite também para espairecer a cabeça.

Fonte: Expresso
Goncalves
Goncalves
ColaboraFuga
ColaboraFuga

Masculino Idade : 36
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos