Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

‘Kanimambo’ Malangatana: o último adeus ao pintor moçambicano

Ir para baixo

‘Kanimambo’ Malangatana: o último adeus ao pintor moçambicano Empty ‘Kanimambo’ Malangatana: o último adeus ao pintor moçambicano

Mensagem por ritandrade Sex Jan 07, 2011 7:51 pm

Foi ao som de enorme salva de palmas que o caixão com os restos mortais de Malangatana Valente, pintor moçambicano falecido na passada quarta-feira, deixou esta tarde o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Ouvi-se um ‘kanimambo’, o equivalente a ‘obrigado’ no dialecto moçambicano de Changane.

Cerca de 300 pessoas passaram hoje por Belém para a cerimónia fúnebre do artista plástico. Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura, representou o Governo português. Também não faltaram Mário Soares, antigo Presidente da República e amigo pessoal do pintor, e Almeida Santos, presidente do Partido Socialista.

Outras figuras estiveram na despedida a Malangatana, como Mário Lino, antigo ministro socialista, Ribeiro e Castro, eurodeputado do CDS/PP, e Shéu Han, secretário técnico do Benfica, Hilário da Conceição, figura do Sporting, ou o jornalista José Rodrigues dos Santos.

O ferétro, coberto com a bandeira de Moçambique, ficou colocado na sala do antigo refeitório dos Jerónimos. Coube a Miguel Mkaima, embaixador de Moçambique em Portugal, a primeira intervenção sobre o artista plástico.

«A realização desta cerimónia no mesmo local onde estão sepultadas grandes figuras de Portugal, como Luís de Camões ou Vasco da Gama, é o reconhecimento inequívoco da irmandade e das excelentes relações entre o povo português e o povo moçambicano», declarou.

abola
ritandrade
ritandrade
AdminFuga
AdminFuga

Feminino Idade : 28
Localização : Puerto :p

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos