Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pele seca

Ir para baixo

Pele seca  Empty Pele seca

Mensagem por joaninha Dom Set 26, 2010 11:20 am

A pele seca é muito frequente, em especial nas pessoas de idade avançada. As causas habituais são o clima frio e os banhos frequentes. O banho elimina a gordura superficial e então a pele tende a secar. A pele seca pode ficar irritada e costuma provocar comichão (por vezes, soltam-se pequenas escamas e formam-se escaras). As escamas costumam afectar a parte inferior das pernas.

Por vezes a pele extremamente seca (ictiose) deriva de uma doença escamosa hereditária, como a ictiose simples ou a hiperqueratose epidermolítica. Uma pessoa com ictiose simples apresenta escamas finas, mas não bolhas. Os doentes com hiperqueratose epidermolítica têm escamas grossas semelhantes a verrugas e a bolhas dolorosas que exalam um odor desagradável. A ictiose também é consequência de perturbações não congénitas, como a lepra, o hipotiroidismo, o linfoma, a SIDA e a sarcoidose.

Tratamento

A chave para tratar a secura da pele é mantê-la húmida. Lavar-se menos vezes permite que os óleos protectores permaneçam mais tempo na pele. Os unguentos ou os cremes como a gelatina de petróleo (vaselina), o óleo mineral ou os hidratantes sem aroma também podem reter a humidade da pele. Os sabões e detergentes fortes, bem como os perfumes de certos hidratantes, irritam a pele e podem secá-la ainda mais. Esfregar ou coçar a pele seca pode provocar uma infecção com posterior desenvolvimento de cicatrizes.

Quando as escamas constituem um problema, existem soluções ou cremes com ácido salicílico que podem eliminá-las. Nos adultos, o médico pode recomendar envolver a pele com uma ligadura oclusiva feita de uma película de plástico ou celofane depois de aplicar estes tratamentos. No que diz respeito às crianças, deve-se prescindir do uso destas ligaduras.

Em algumas formas graves de ictiose, os cremes que contêm vitamina A (tretinoína) são muito eficazes. Os compostos derivados de vitamina A ajudam a que a pele elimine o excesso de escamas. O etretinato, um fármaco semelhante à vitamina A, usa-se para certas formas de ictiose. Nos casos de hiperqueratose epidermolítica, podem ser utilizados antibióticos e um poderoso sabão desinfectante como a clorexidina.

manualmerck
joaninha
joaninha
Fuga Power
Fuga Power

Feminino Idade : 28
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos