Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Deficiência de vitamina K

Ir para baixo

Deficiência de vitamina K Empty Deficiência de vitamina K

Mensagem por joaninha Sáb Set 25, 2010 2:52 pm

Vitamina K é um nome genérico para várias substâncias necessárias a uma coagulação normal do sangue. A forma principal é a vitamina K1 (filoquinona), que se encontra nas plantas, especialmente nos vegetais de folhas verdes. Além disso, as bactérias presentes no intestino delgado e no cólon produzem vitamina K2 (menaquinona), que pode ser absorvida, embora em menor grau.

A doença hemorrágica do recém-nascido, caracterizada por uma tendência para sangrar, é a manifestação principal da carência de vitamina K. Pode ocorrer porque a placenta não deixa passar adequadamente as gorduras nem, portanto, a vitamina K lipossolúvel; o fígado do recém-nascido é demasiado imaturo para conseguir produzir suficientes factores de coagulação do sangue (proteínas do sangue que promovem a coagulação e requerem vitamina K). Não há bactérias no intestino que produzam vitamina K durante os primeiros dias de vida e o leite materno é uma fraca fonte dessa vitamina. Deve-se administrar uma injecção de vitamina K aos recém-nascidos para os proteger desta doença. Os lactentes que não receberam esta injecção ao nascer são especialmente susceptíveis a uma carência de vitamina K.

Como a vitamina K é solúvel nas gorduras, as perturbações que interferem com a absorção dos lípidos, como a doença celíaca e a fibrose quística, podem provocar uma carência de vitamina K nas crianças e nos adultos. A ingestão de quantidades excessivas de óleo mineral também pode impedir a absorção da vitamina K. Esta deficiência também se pode desenvolver nas pessoas que tomam anticoagulantes para prevenir a formação de coágulos.

Sintomas, diagnóstico e tratamento


Os principais sintomas são as hemorragias da pele, do nariz, de uma ferida ou do estômago, acompanhadas de vómitos. Pode-se observar sangue na urina ou nas fezes. Em casos mais graves, pode produzir-se hemorragia cerebral nos recém-nascidos.
Quando se suspeita da carência de vitamina K, efectua-se uma análise de sangue para medir a concentração de protrombina, um dos factores de coagulação que exigem vitamina K. Um valor baixo (inferior a 50 % do normal) sugere deficiência de vitamina K. Contudo, uma baixa concentração de protrombina pode também ser causada por anticoagulantes ou por lesões do fígado. Em geral, o diagnóstico confirma-se se uma injecção de vitamina K aumentar a concentração de protrombina em poucas horas e se a hemorragia parar ao fim de três a seis horas. Quando uma pessoa tem uma doença hepática grave, o fígado pode ser incapaz de sintetizar os factores coagulantes apesar das injecções de vitamina K. Nesses casos, podem ser necessárias transfusões de plasma para repor os factores coagulantes.

manualmerck
joaninha
joaninha
Fuga Power
Fuga Power

Feminino Idade : 28
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos