Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

MRPP comemora 40 anos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 MRPP comemora 40 anos em Dom Set 19, 2010 7:04 pm

joaninha


Fuga Power
Fuga Power
O MRPP faz 40 anos e é o segundo partido mais antigo do país. Pelas fileiras do partido passaram muitas figuras conhecidas da vida política portuguesa. Garcia pereira é hoje o rosto do MRPP.

Um apartamento em Benfica em Lisboa serviu de berço ao nascimento do MRPP a 18 de Setembro de 1970. Uma data que lhe confere até hoje, o título de segundo partido português mais antigo, logo a seguir ao Partido Comunista.

Em 1972, José António Ribeiro dos Santos tornou-se aos 26 anos de idade no mártir do MRPP, ao ser assassinado pela PIDE numa manifestação de estudantes.

Pelo partido passou Durão Barroso, que depois foi para o PSD, que fez dele primeiro-ministro, e está agora em Bruxelas. Também por lá passou a eurodeputada do PS, Ana Gomes, a procuradora-geral-adjunta, Maria José Morgado, o fiscalista Saldanha Sanches, Dulce Rocha, presidente do Instituto de Apoio à Criança, o advogado José Lamego, Vítor Ramalho do PS e presidente do Inatel, Violante Saramago, filha do escritor e até Margarida Sousa Uva, mulher de Durão Barroso passou por lá.

E há nomes incontornáveis no MRPP: Arnaldo matos, o líder do partido até 1982, que foi preso em Caxias em 75 juntamente com outros camaradas. Fez greve de fome e foi apelidado de grande dirigente educador da classe operária. O encantamento terminou em 82 quando chegou à conclusão que a contra-revolução ganhara. Hoje é advogado.

Mas é com Garcia Pereira que começa a fase mais mediática do MRPP, o eterno candidato do MRPP. Tentou as legislativas, as autárquicas e as presidenciais... Diz até que nem se lembra quando foi candidato pela primeira vez. Agora garante não ser candidato nas presidenciais de 2011 e que o mais importante para o partido é eleger um deputado nas próximas legislativas.

40 anos depois, o MRPP diz muito pouco às novas gerações. Reorganizar já não chega quando nem os murais ficaram para lembrar o MRPP.

iol

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum