Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doença do soro

Ir para baixo

Doença do soro Empty Doença do soro

Mensagem por joaninha Dom Set 19, 2010 4:21 pm

Definição:

Um grupo de sintomas causados pela resposta imune tardia a certos medicamentos ou anti-soro (imunização passiva com anticorpos de um animal ou de uma outra pessoa).

Causas, incidência e fatores de risco:

O soro é a parte líquida translúcida do sangue. Ele não contém células sangüíneas, mas contém proteínas, incluindo os anticorpos, que são produzidos como parte da resposta imune para proteger o organismo contra as infecções.

O anti-soro é uma preparação de soro que foi removido de uma pessoa ou animal que já havia desenvolvido imunidade contra um microorganismo em particular e que contém anticorpos contra esse microorganismo. Pode-se administrar uma injeção de anti-soro (imunização passiva), quando uma pessoa foi exposta a um microorganismo perigoso e não foi imunizada previamente. O anti-soro confere uma proteção imediata (embora temporária), enquanto a pessoa desenvolve uma resposta imune pessoal contra a toxina ou microorganismo. Os exemplos incluem o anti-soro contra o tétano e a raiva.

A doença do soro é uma reação de hipersensibilidade semelhante à alergia. O sistema imune identifica erroneamente uma proteína do anti-soro como uma substância potencialmente prejudicial (antígeno) e desenvolve uma resposta imune contra o anti-soro. Os anticorpos ligam-se à proteína do anti-soro, criando partículas maiores (complexos imunológicos). Os complexos imunológicos se depositam em vários tecidos, causando inflamação e vários outros sintomas. Como demora algum tempo, até que o corpo produza anticorpos contra um novo antígeno, os sintomas não se desenvolvem até 7 a 14 dias após a exposição ao anti-soro.

A exposição a certos medicamentos (em particular, a penicilina), pode causar um processo semelhante. Diferentemente de outras alergias a drogas, que ocorrem imediatamente após o uso do medicamento pela segunda vez (ou subseqüentemente), a doença do soro pode se desenvolver em 7 a 14 dias após a primeira exposição ao medicamento. As moléculas da droga provavelmente se combinam com uma proteína no sangue, antes de serem identificadas erroneamente como um antígeno.

A doença do soro é diferente do choque anafilático, que é uma reação imediata com sintomas mais graves.

sertaoggi
joaninha
joaninha
Fuga Power
Fuga Power

Feminino Idade : 28
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos