Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diarreia aguda e crónica

3 participantes

Ir para baixo

Diarreia aguda e crónica Empty Diarreia aguda e crónica

Mensagem por joaninha Qua Set 08, 2010 12:17 am

Dizemos que há diarreia quando o número de evacuações ( dejecções ) aumenta e as fezes se tornam pastosas, semilíquidas ou líquidas. Esta definição é pouco rigorosa, pouco científica, mas serve-nos perfeitamente.
Considera-se aguda a diarreia que não ultrapassou 3 - 4 semanas e considera-se crónica se este tempo é ultrapassado.

DIARREIA AGUDA-A diarreia aguda pode ser inflamatória ( 90% das diarreia agudas ), causada bactérias ou por vírus, ou causada por toxinas de bactérias que ingerimos com os alimentos ou pode ser medicamentosa quando causada por medicamentos. A diarreia aguda é muitas vezes acompanhada de dor e distensão abdominal e por vezes de náuseas e vómitos. O Intestino está envolvido - enterite - e por vezes além do Intestino também está atingido o Estômago - gastroenterite.
A diarreia inflamatória causada por bactérias pode ser acompanhada de febre e as fezes saem misturadas com sangue ( disenteria ). A sigela, a salmonela, o campilobacter são as bactérias associadas a estas disenterias. O órgão envolvido nestes casos é o cólon - colite infecciosa.
A diarreia aguda é muito frequente e se entre nós é uma doença auto-limitada isto é, evolui para a cura ao fim de 4-5 dias, o mesmo não se passa nos povos do terceiro mundo onde a diarreia aguda é uma importante causa de morte sobretudo nas crianças.
Não haverá nenhum ser humano que, durante a sua vida, não experimente várias vezes a sensação desagradável de alguns dias com diarreia.

Como se trata a diarreia aguda ?

Mais de 90% das diarreias agudas são ligeiras e auto-limitadas, resolve numa semana ou menos a sem necessidade de identificar o agente causador. ( curam sem necessidade de recorrer a nenhum medicamento ). As diarreias agudas, dos almoços dos baptizados e dos casamentos, das creches etc., por contaminação dos alimentos, que atingem dezenas ou centenas de pessoas são uma constante dos noticiários da televisão. Dois ou três dias depois todos os convidados se encontram bem. A Salmonela é a bactéria causadora de muitas destas diarreias agudas, geralmente associadas às ingestão de ovos, maionese... A E. coli está relacionada com os hambúrgueres etc.
Se recorremos ao nosso médico ele não nos pede qualquer exame porque nada iria esclarecer em tempo útil e, recomenda-nos a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Beber líquidos para evitar a desidratação ( a água, o chá, a Coca-Cola sem gás etc.) é a base do tratamento da diarreia aguda, infelizmente, por vezes, desviamo-nos para medicamentos desnecessários e inúteis que a propaganda nos mete pelos olhos a dentro. A noção, ainda existente, de que beber líquidos vai aumentar a diarreia é falsa.
O nosso médico, se tivermos vómitos, ensina-nos a beber pequenas quantidades de líquido de cada vez, ou se achar conveniente receita-nos um anti-emético.
Se o número de dejecções for incomodativo o nosso médico aconselha-nos a tomar um opiáceo ( loperamida ) que não só diminui as contracções propulsoras do intestino como favorece a absorção de água e electrólitos. Mas, cuidado, nas diarreias infecciosas o aumento do número de dejecções é um meio de defesa de que o organismo se serve para expulsar do intestino as toxinas, as bactérias e os vírus.
O nosso médico recomenda-nos que, durante o período de diarreia, não bebamos leite por causa da deficiência de lactase que acompanha transitoriamente a inflamação aguda do intestino e, que façamos uma dieta sem resíduos enquanto a diarreia não parar.
O nosso médico não nos irá recomendar nenhum antibiótico.
Nos casos de diarreia profusa, e de toxémia com mau estado geral pode ser necessário o internamento hospitalar, para corrigir os desequilíbrios iónicos e para administração intra-venosa de líquidos. Em casos raros, muito raros, pode ser necessário recorrer a um antibiótico.

A Cólera é muito rara entre nós mas é endémica em várias regiões do globo, refiro-a porque é muito conhecida e temida. É uma infecção intestinal aguda provocada pela bactéria Vibrio cholerae que pode produzir ( apenas 2 subgrupos dos 190 ) uma toxina que provoca diarreia. A bactéria é transmitida pela água e alimentos e na maior parte dos casos é assintomática ( em mais de 90% das pessoas ) ou causa uma diarreia ligeira mas por vezes a diarreia é profusa e leva à morte em poucas horas. O tratamento consiste em repor a quantidade de água e electrólitos perdidos o que, em alguns casos, felizmente raros, não se consegue. Os antibióticos não se justificam na maior parte dos casos. Os antidiarreicos estão contra-indicados.
Em conclusão: na maior parte das diarreias agudas o importante é a ingestão de líquidos, para evitarmos a desidratação, raramente, muito raramente, o nosso médico terá necessidade de nos receitar algum medicamento. Em Portugal muito utilizadas as leveduras quando se tem diarreia, são um dos medicamentos (?) mais consumidos em Portugal mas, segundo o Prontuário Terapêutico "as leveduras não têm provas convincentes da sua eficácia terapêutica" e, podem fazer esquecer a ingestão de líquidos.

E se a diarreia não cura numa semana ?

Se a diarreia se prolonga para além de 1 semana, ou se é uma diarreia com sangue, o nosso médico, pode recomendar-nos fazer exames às fezes para tentar isolar a bactéria em causa. Algumas bactérias como a Yersinia enterocolitica, o Campylobacter jejuni e parasitas como a Entamoeba histolytica são responsáveis por diarreias que se arrastam durante várias semanas duma maneira contínua ou intermitente e confundem o conceito de diarreia aguda/diarreia crónica. Nestes casos de diarreia com sangue ou que se prolonga para além duma semana, o nosso médico manda-nos também fazer um exame endoscópico, uma fibrossigmóidoscopia, para se certificar de que a causa da diarreia não é uma Colite Ulcerosa nem Colite Isquémica ou Colite Pseudomembranosa ou outra afecção e, se temos mais de 45 anos para ter a certeza de que a causa da diarreia não é um tumor do Recto ou do Cólon. Como no Algarve a Giardiase é uma parasitose frequente e é uma causa potencial de diarreia, o médico, pode optar, por fazer o tratamento, para erradicar a Giardia mesmo sem a pesquisar.

A diarreia aguda nas crianças coloca problemas específicos e cuidados especiais. A diarreia aguda é a principal causa de morte infantil nos países do terceiro mundo ( mais de 3.000.000 de mortes por ano) e, é responsável, por mais de 500 mortes por ano nos EUA.

DIARREIA CRÓNICA- Quando a diarreia se prolonga para além de 4 semanas chama-se diarreia crónica. As causas são múltiplas mas as mais frequentes são duas doenças não orgânicas: o Síndrome de Intestino Irritável e a Diarreia Funcional. Na Diarreia Funcional, a diarreia não é acompanhada pelos sintomas que caracterizam o Síndrome de Intestino Irritável.
Outras causas de diarreia crónica são as bactéria, os parasitas, a Doença Celiaca, a Colite Ulcerosa, a Doença de Crohn, a Colite Isquémica, a Colite Rádica, a Colite Pseudomembranosa, a Colite Microscópica, a Deficiência de Lactase, os Tumores Benignos e Malignos do intestino. Por vezes a causa é medicamentosa: laxantes, hormonas da tiróide, digitálicos, procinéticos, anti-ácidos etc. etc. As doenças endócrinas: diabetes, hipertiroidismo e outras mais raras causadas por tumores que segregam hormonas: VIPomas, tumor carcinóide, gastrinomas . O nosso médico pode necessitar de nos pedir alguns exames para chegar a uma conclusão: exames endoscópicos, imagiológicos, ao sangue e, eventualmente, às fezes. Sobretudo se temos mais do que 45 - 50 anos o médico tem que fazer uma investigação que lhe permita ter a certeza de que não temos uma doença maligna.

Qual o tratamento da diarreia crónica ?

O tratamento da diarreia crónica é dirigido à causa da diarreia. A diarreia ( maior número de dejecções ou modificação na consistência ) que aparece depois dos 40 - 45 anos obriga a uma consulta médica quanto antes. Enquanto se esclarece o diagnóstico o nosso médico poderá recomendar-nos o opiáceo (Loperamida ) para nos aliviar do incómodo mas, há situações em que se deve ser cauteloso com este medicamento. A diarreia ligeira do Síndrome de Intestino Irritável e da Diarreia Funcional pode aliviar com a dieta rica em fibra que torna as fezes mais consistentes.

DIARREIA PARADOXAL- Nos doentes idosos, acamados, que usam medicamentos obstipantes, podem formar-se fecalomas ( massas compactas de fezes, por vezes muito duras) na ampola rectal. Os fecalomas estimulam a secreção de muco na ampola rectal que, arrasta pedaços do fecaloma para o exterior. A repetição deste fenómeno várias vezes por dia leva à confusão com a diarreia e à utilização de obstipantes que vão agravar a situação. O médico faz o diagnóstico destas situações com facilidade, pelo toque rectal e, ensina-nos a esvaziar fecaloma da ampola rectal, o que nem sempre é muito fácil.

DIARREIA DOS VIAJANTES- Quando uma pessoa viaja dum país para outro, sobretudo se a mudança implica grandes diferenças climáticas, sociais ou sanitárias é frequente aparecer diarreia nos 2 - 10 dias iniciais. As causas da Diarreia dos Viajantes são múltiplas: bactérias, vírus, protozoários mas, parece que a bactéria Eschericia coli está implicada em mais de 80% dos casos.

A prevenção é a principal arma contra a diarreia dos viajantes

-Consumir bebidas engarrafadas ou enlatadas industrialmente. Refrigerantes, cervejas e vinhos são geralmente seguros.
- Não beber água mineral, refrigerantes ou cerveja directamente de latas ou garrafas, sem as lavar adequadamente. Utilizar palhinha de plástico ou copo limpo.
- Café e chá preparados com água fervida e bebidos ainda quentes não constituem risco.
- Comer alimentos cozidos ou fervidos, preparados na hora do consumo.
- Utilizar água mineral gasosa engarrafada industrialmente, que em geral tem menor risco de transmissão de doenças. Quando isso não for possível, beber água clorada ou fervida. Existem comprimidos contendo diversas concentrações de cloro que podem ser adquiridos nas casas de desporto, nas farmácias e nos aeroportos. Observar atentamente as instruções dos fabricantes em relação à concentração adequada para diferentes volumes e finalidades de utilização da água .
- Não consumir alimentos mal cozidos preparados à base de ovos (como maionese caseira), molhos, sobremesas tipo mousse, sumos, sorvetes e gelo.
- Evitar o consumo de leite não pasteurizado e de bebidas não engarrafadas industrialmente.
- Evitar legumes e frutas cruas que não possam ser descascados ou desinfectados no momento do consumo. Os legumes são facilmente contaminados e difíceis de serem lavados adequadamente.
- Não consumir bebidas, sumos, sorvetes, gelo ou qualquer tipo alimento adquirido com vendedores ambulantes.
- Utilizar água tratada (ou mineral) para escovar os dentes.

Tratamento: A Diarreia do Viajantes é na maior parte dos casos uma situação auto-limitada que evolui para a cura em 2- 5 dias. Devem observar-se as normas defendidas no tratamento da diarreia aguda. Os antibióticos só estão indicados em casos esporádicos.
Se uma diarreia incomodativa aparece durante a viagem tomar Loperamida (imodium) - 2 comprimidos inicialmente - e um comprimido depois de cada dejecção de fezes moles, até 6 comprimidos por dia. Uma dose única de Ciprofloxacina 750 mg cura a maior parte das diarreias dos viajantes. Se a diarreia for mais grave e com sangue devemos procurar assistência médica.


gastroalgarve
joaninha
joaninha
Fuga Power
Fuga Power

Feminino Idade : 28
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Diarreia aguda e crónica Empty Re: Diarreia aguda e crónica

Mensagem por ' cláuu. Qua Set 08, 2010 12:21 am

omfg :|
' cláuu.
' cláuu.
Fuga Forever
Fuga Forever

Feminino Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Diarreia aguda e crónica Empty Re: Diarreia aguda e crónica

Mensagem por ritandrade Qua Set 08, 2010 8:35 am

Meu Deus :o
ritandrade
ritandrade
AdminFuga
AdminFuga

Feminino Idade : 28
Localização : Puerto :p

Ir para o topo Ir para baixo

Diarreia aguda e crónica Empty Re: Diarreia aguda e crónica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos