Você sabe o que fazem com seu cartão de crédito na internet?
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Você sabe o que fazem com seu cartão de crédito na internet?
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As fraudes se sofisticam na internet e você precisa ter cuidado redobrado
por Erick FeresTal
como no mundo real, as fraudes também atingem o mundo virtual da
Internet. Hackers diariamente invadem nossos computadores, capturam
informações pessoais e fazem transações financeiras e comerciais
criminosas. Tudo isso acaba por causar enormes prejuízos às
instituições bancárias, comerciais e aos próprios usuários internautas.
Dentro de vários tipos de fraudes existentes iremos focar
especificamente naquela que expõe a fragilidade do sistema de pagamento
feito pelo cartão de crédito.Imagine que você vai a uma
loja e decide pagar suas compras com o cartão de crédito, fora de sua
vista o atendente do estabelecimento toma nota dos dados do seu cartão.
Passado um mês depois da compra, em sua fatura chegam cobranças de
diversas compras online de sites que você nunca nem se quer ouviu
falar. Obviamente a primeira atitude a ser tomada é de ligar ao banco
emissor de seu cartão para pedir o cancelamento das compras realizadas.
O cancelamento ou estorno é feito e, presume-se que o banco ou a
administradora de seu cartão assumiu os custos do prejuízo.O
que muitos não sabem, é que quem paga por isso é o próprio lojista onde
o cartão foi usado. As bandeiras de cartões de crédito não se
responsabilizam por vendas não presenciais, ou seja, aquelas onde o
cliente não está fisicamente presente pagando com o cartão. O dono de
um e-commerce muitas vezes não sabe desse risco e toda transação que
passa pela loja é aceita, imaginando que essa é uma operação sem risco.
Ele começa a notar o tamanho do problema que é vender sem saber quem
está do outro lado dessa operação, quando começa a receber cartas da
administradora de cartões solicitando documentos que comprovem a venda
cobrada na fatura dos clientes.Hoje é muito simples fazer
transações online com cartão de crédito, basta inserir o número do
cartão, validade e código de segurança do mesmo. Poucos bancos
solicitam senha para liberar a compra. Mesmo que a senha seja digitada,
o banco não se responsabiliza caso seja algum tipo de fraude.Então,
como fazer para saber se é seguro ou não vender para determinados
clientes? Impossível ter certeza em todas as vendas, porém alguns
cuidados podem ser tomados para evitar esse tipo de complicação.
Existem muitos fatores que levam a uma desconfiança, por exemplo:
compras de valores muito elevados, clientes que fazem um novo pedido
logo após ter recebido a primeira compra, pedidos com cadastro de uma
cidade/estado e entrega em outro local, pedidos aprovados somente após
diversas tentativas, diversos pedidos feitos com cartões de bancos
diferentes etc.Quando notado algum tipo de suspeita, é
recomendado solicitar ao cliente uma cópia de seus documentos e até
mesmo da frente do cartão de crédito usado no pedido. Muitos já não dão
continuidade à compra quando esse tipo de solicitação costuma ser feita
e, recebendo os dados é possível confirmar com a administradora de
cartões se os últimos números do cartão enviado são compatíveis aos
usados durante o pedido. Só com esses cuidados é possível eliminar
algumas tentativas fraudulentas de compras.É possível
também contratar ferramentas de análise de risco que fazem comunicação
diretamente com o banco emissor do cartão do cliente para comparar os
dados usados durante o pedido. Normalmente esse tipo de serviço é
cobrado por consulta e também não assume nenhuma responsabilidade
durante as transações.Dificuldades em rastrear fraudes,
leis que favorecem a impunidade e, o mais grave na avaliação de
especialistas, é que a maior parte das instituições bancárias sequer
registra ocorrências, pois não tem interesse em expor fragilidades.
Estes são fatores que colocam em risco a sobrevivência de empresas de
comércio pela internet, que acabam por ficar com todo o prejuízo. As
administradoras de cartões que deveriam garantir a segurança do
pagamento não se responsabilizam por estas transações fraudulentas
feitas com cartão de crédito pela Internet, simplesmente estornam o
prejuízo da conta do comerciante.[Erick Feres é diretor do site de e-commerce Automatizando]
As fraudes se sofisticam na internet e você precisa ter cuidado redobrado
por Erick FeresTal
como no mundo real, as fraudes também atingem o mundo virtual da
Internet. Hackers diariamente invadem nossos computadores, capturam
informações pessoais e fazem transações financeiras e comerciais
criminosas. Tudo isso acaba por causar enormes prejuízos às
instituições bancárias, comerciais e aos próprios usuários internautas.
Dentro de vários tipos de fraudes existentes iremos focar
especificamente naquela que expõe a fragilidade do sistema de pagamento
feito pelo cartão de crédito.Imagine que você vai a uma
loja e decide pagar suas compras com o cartão de crédito, fora de sua
vista o atendente do estabelecimento toma nota dos dados do seu cartão.
Passado um mês depois da compra, em sua fatura chegam cobranças de
diversas compras online de sites que você nunca nem se quer ouviu
falar. Obviamente a primeira atitude a ser tomada é de ligar ao banco
emissor de seu cartão para pedir o cancelamento das compras realizadas.
O cancelamento ou estorno é feito e, presume-se que o banco ou a
administradora de seu cartão assumiu os custos do prejuízo.O
que muitos não sabem, é que quem paga por isso é o próprio lojista onde
o cartão foi usado. As bandeiras de cartões de crédito não se
responsabilizam por vendas não presenciais, ou seja, aquelas onde o
cliente não está fisicamente presente pagando com o cartão. O dono de
um e-commerce muitas vezes não sabe desse risco e toda transação que
passa pela loja é aceita, imaginando que essa é uma operação sem risco.
Ele começa a notar o tamanho do problema que é vender sem saber quem
está do outro lado dessa operação, quando começa a receber cartas da
administradora de cartões solicitando documentos que comprovem a venda
cobrada na fatura dos clientes.Hoje é muito simples fazer
transações online com cartão de crédito, basta inserir o número do
cartão, validade e código de segurança do mesmo. Poucos bancos
solicitam senha para liberar a compra. Mesmo que a senha seja digitada,
o banco não se responsabiliza caso seja algum tipo de fraude.Então,
como fazer para saber se é seguro ou não vender para determinados
clientes? Impossível ter certeza em todas as vendas, porém alguns
cuidados podem ser tomados para evitar esse tipo de complicação.
Existem muitos fatores que levam a uma desconfiança, por exemplo:
compras de valores muito elevados, clientes que fazem um novo pedido
logo após ter recebido a primeira compra, pedidos com cadastro de uma
cidade/estado e entrega em outro local, pedidos aprovados somente após
diversas tentativas, diversos pedidos feitos com cartões de bancos
diferentes etc.Quando notado algum tipo de suspeita, é
recomendado solicitar ao cliente uma cópia de seus documentos e até
mesmo da frente do cartão de crédito usado no pedido. Muitos já não dão
continuidade à compra quando esse tipo de solicitação costuma ser feita
e, recebendo os dados é possível confirmar com a administradora de
cartões se os últimos números do cartão enviado são compatíveis aos
usados durante o pedido. Só com esses cuidados é possível eliminar
algumas tentativas fraudulentas de compras.É possível
também contratar ferramentas de análise de risco que fazem comunicação
diretamente com o banco emissor do cartão do cliente para comparar os
dados usados durante o pedido. Normalmente esse tipo de serviço é
cobrado por consulta e também não assume nenhuma responsabilidade
durante as transações.Dificuldades em rastrear fraudes,
leis que favorecem a impunidade e, o mais grave na avaliação de
especialistas, é que a maior parte das instituições bancárias sequer
registra ocorrências, pois não tem interesse em expor fragilidades.
Estes são fatores que colocam em risco a sobrevivência de empresas de
comércio pela internet, que acabam por ficar com todo o prejuízo. As
administradoras de cartões que deveriam garantir a segurança do
pagamento não se responsabilizam por estas transações fraudulentas
feitas com cartão de crédito pela Internet, simplesmente estornam o
prejuízo da conta do comerciante.[Erick Feres é diretor do site de e-commerce Automatizando]
marchesini02- Fugador
- Idade : 27
Localização : Brasil :p
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