Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grifo Aterra na Serra de Nogueira

Ir para baixo

Grifo Aterra na Serra de Nogueira Empty Grifo Aterra na Serra de Nogueira

Mensagem por Goncalves Ter Ago 30, 2011 4:12 pm

Grifo Aterra na Serra de Nogueira

Grifo Aterra na Serra de Nogueira IMG_4562

O abutre-fouveiro (Gyps fulvus), também conhecido pelo nome de grifo, é um abutre que ocorre nas montanhas do sul da Europa, do sudoeste asiático e da África. Tais abutres chegam a medir até 1 metro de comprimento e 2,7 metros de envergadura, e pesam de 6 a 12 kg.

Foi uma espécie deste animal que ontem a meio da tarde aterrou na Serra de Nogueira. Um grupo de idosos que se encontram nas Novenas da N. Sra da Serra, estavam sentadas num banquinho quando a ave aterra junto a elas.

Como a ave não reagiu á actividade das pessoas que andaram á volta dela, alguns precipitaram-se a chamar os elementos dos GIPS da GNR que estão ao serviço no Centro de Meios Aéreos de Nogueira, também localizado na serra.

Os elementos do CMA, dirigiram-se de imediato para junto do animal e contactaram com o Serviço de Protecção á Natureza (SEPNA) da GNR.

Quando os elementos do SEPNA chegaram, avaliaram as condições da ave e referiram que o mesmo se poderia encontrar com fraqueza, devido à fome e cansaço. O mesmo não apresentava ferimentos visisveis ou sinais de doença.

Rapidamente se gerou um movimento de caridade para com o animal, entre os agentes do SEPNA, GIPS, Bombeiros, Piloto do helicóptero, e vigia do Posto de Vigia da Nogueira que alimentaram o animal, bem como todos os restantes populares que se voluntariaram para ajudar. O restaurante sazonal do Sr. Manuel de Robordãos, que abriu neste dia para acolher os peregrinos às novenas da N. Sra da Serra, cedeu a carne para alimentar o animal.

Após algumas horas, e já perto do pôr do sol o jovem grifo ganhou de novo força e vou em direcção a sul.

Um caso semelhante ocorreu na semana passada na aldeia de Samil, Bragança, em que um grifo aterrou no telhado de uma casa e lá se amnteve pelo menos 2 dias.

Na Península Ibérica o seu número tem vindo a crescer desde 1980, quando existiam apenas cerca de 1000 exemplares. No entanto, desde que as normas da UE proibem o abandono de gado morto no campo, sobretudo a partir da crise das vacas loucas, o alimento para estes animais diminuiu, o que deu origem à diminuição da sua população no resto da Europa.

Em Portugal, o grifo distribui-se sobretudo pelas zonas fronteiriças. As principais colónias situam-se no Parque Natural do Douro Internacional, no Parque Natural do Tejo Internacional e nas Portas de Ródão, também existindo alguns especimens na Serra de São Mamede mais a sul.

Grifo Aterra na Serra de Nogueira IMG_4398

Grifo Aterra na Serra de Nogueira IMG_4418

Grifo Aterra na Serra de Nogueira IMG_4484

Grifo Aterra na Serra de Nogueira IMG_4518

Grifo Aterra na Serra de Nogueira IMG_4529

Grifo Aterra na Serra de Nogueira IMG_4573

Fonte: BPS
Goncalves
Goncalves
ColaboraFuga
ColaboraFuga

Masculino Idade : 36
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos