Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Portugal e Espanha unem-se para gerir Emergências

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ritandrade

avatar
AdminFuga
AdminFuga
Duas regiões autónomas espanholas e o Norte de Portugal estão a desenvolver um projecto pioneiro que visa a gestão de meios em situações de emergência de forma "recíproca e imediata" entre os dois países.

O projecto Assistência Recíproca Inter-regional em Matéria de Emergências (ARIEM 112) envolve, além da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, os governos e autoridades de protecção civil e de saúde das regiões espanholas da Galiza e de Castela e Leão.

"Prevê a assistência recíproca, imediata e conjunta entre as três regiões", explicou à Lusa fonte ligada ao processo, após a reunião, realizada esta semana, entre as várias entidades envolvidas.

"Tem como objectivo estabelecer um mecanismo de colaboração entre os serviços de gestão e a mobilização de recursos em caso de emergências nas zonas implicadas, através da implementação de ferramentas comuns, como meios informáticos e de comunicação", acrescentou a fonte.

O ARIEM 112 prevê a sua implementação, em quatro fases, até 2012, num investimento de 400 mil euros, dos quais 300 mil serão comparticipados por fundos comunitários específicos para projectos transfronteiriços.

A primeira fase consistirá na análise dos métodos e modelos de gestão de emergências dos dois lados da fronteira, e vai agora avançar para o terreno, seguindo-se a elaboração de protocolos de actuação e "acordos de ajuda mútua".

"Haverá ainda uma fase de dotação de recursos comuns, formação e simulacros", concluindo com a avaliação de todo o projecto e objectivos.

Além de fixar protocolos de actuação e dotar de meios comuns, o ARIEM 112 "fomentará actividades conjuntas para potenciar o intercâmbio de experiências" e "tratará de minorar as disparidades existentes entre territórios relativamente aos recursos disponíveis nos respectivos serviços de emergência e salvamento", explicou ainda a fonte.

No campo do apoio em situações de emergência o exemplo mais flagrante é o de Valença, onde são já hoje os Bombeiros Voluntários locais a prestaram o primeiro auxílio e socorro à população de Tui e ao Parque Empresarial de Porriño, ambos do lado galego.

"O ARIEM 112 implementará protocolos de actuação permitindo a facilidade de coordenação nas intervenções de emergência para fazer face a situações de risco no âmbito da acção conjunta", concluiu a fonte.

jn



Já alguma vez te doeu o coração?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum