Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Helena Roseta: "A Parque Expo devia ter terminado há muito mais tempo"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ritandrade


AdminFuga
AdminFuga
A vereadora da Câmara de Lisboa Helena Roseta afirmou hoje que a extinção da Parque Expo, anunciada pelo Governo, "já devia ter acontecido há muito mais tempo, quando terminou a operação que lhe deu origem".

A ministra do Ambiente, Assunção Cristas, afirmou hoje que "é intenção do Governo fechar a Parque Expo", acrescentando que "a decisão política está tomada" e "tem que ver com a análise que está a ser feita no seio do Governo no sentido de perceber que estruturas têm razão de existir no quadro do Estado e que estruturas devem ser extintas" no quadro "da racionalização de estruturas e despesas".

Em declarações à Lusa, Helena Roseta afirmou que "quiseram transformar [a Parque Expo] numa forma de ganhar dinheiro às custas do território" e considerou que "o Estado tem que ter um papel regulador, e não de promoção imobiliária, ou pior, de especulação imobiliária".

Na altura em que foi criada, considerou, a empresa "podia fazer sentido para cumprir prazos e ter agilidade numa matéria que é sempre muito difícil, que é fazer uma transformação num espaço tão grande do território em tão pouco tempo e ser bem sucedida".

"Mas a partir do momento em que a exposição terminou, o destino da empresa deveria ser devolver às câmaras as suas competências em matéria de gestão de território e em matéria de serviços urbanos", acrescentou.

Na perspectiva de Helena Roseta, "a reflexão de fundo [que deve fazer-se a propósito da extinção da Parque Expo] é como é que gerimos o território de uma maneira sustentável, sem estar a criar estes elefantes brancos a que depois não sabemos o que havemos de fazer".

A empresa foi criada em 1993 para construir, explorar e desmantelar a Expo '98, tendo depois alargado as suas competências à escala nacional e internacional. Em Dezembro de 2010 o endividamento da Parque Expo atingia os 224,9 milhões de euros.

dn



Já alguma vez te doeu o coração?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum