Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Indonésia devolve a Xanana bens que tinha quando foi detido

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ritandrade


AdminFuga
AdminFuga
O ministro da Defesa da Indonésia entregou, esta sexta-feira, a Xanana Gusmão, a arma M-16 que o actual primeiro-ministro de Timor-Leste usou durante a luta contra a ocupação indonésia (1975-1999) e outros bens pessoais, entre os quais uma bandeira de Portugal.

A Indonésia entregou a Xanana Gusmão todo o material que tinha em sua posse quando foi detido em Díli, em 1992, quando comandava as Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste (FALINTIL).

As bandeiras de Portugal, da ONU, das FALINTIL, uma farda e dinheiro fazem parte de uma série de objectos entregues pelo governo de Jacarta a Xanana Gusmão, esta sexta-feira, numa cerimónia realizada em Díli, para assinalar o reforço da cooperação entre os dois países.

Em declarações aos jornalistas e visivelmente emocionado, o primeiro-ministro timorense afirmou que o gesto do "ministro da Defesa da Indonésia não é só simbólico como também expressa o incremento" das relações bilaterais.

"Podemos ver a magnitude do gesto com a entrega do material que pertence às FALINTIL. É uma lição para todos os países que actualmente lutam entre si, estão em guerra e se matam uns aos outros", afirmou Xanana Gusmão.

Segundo o primeiro-ministro timorense, a "Indonésia e Timor-Leste querem mostrar que a guerra não resolve nada e que depois da guerra se tem de viver como seres humanos, como vizinhos e como países".

Depois da entrega simbólica daquele material foram assinados dois memorandos de entendimento para reforçar a cooperação entre os dois países nos sectores da defesa e do comércio.

O ministro da Defesa indonésio, Purnomo Yusgiantoro, disse que os dois países falaram também sobre os assuntos em que podem cooperar no futuro. "Somos vizinhos e os vizinhos estão lá para sempre. Por isso, devemos estar juntos agora e no futuro", disse.

jn



Já alguma vez te doeu o coração?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum