Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Produção de cereais baixa para "mínimo histórico"

Ir para baixo

Produção de cereais baixa para "mínimo histórico" Empty Produção de cereais baixa para "mínimo histórico"

Mensagem por ritandrade Qui Ago 18, 2011 1:19 pm

A produção de cereais vai ficar este ano abaixo das 180 mil toneladas, atingindo "mais um mínimo histórico", devido à diminuição da área semeada e da produtividade originada pelas condições climatéricas, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

"A quebra de produção dos cereais de Outono/Inverno, que deverá ficar abaixo das 180 mil toneladas, só tem paralelo com a registada aquando da seca de 2005", alertam as Previsões Agrícolas divulgadas pelo INE, esta quinta-feira.

Quando está praticamente concluída a colheita dos cereais praganosos de outono/inverno, "as produções confirmam as fracas expectativas previstas ao longo da campanha, com quebras face a 2010 que atingem os 25% no trigo mole, trigo duro, triticale e cevada e os 20% na aveia", informa o boletim.

Segundo o INE, "estas reduções são consequência da diminuição das áreas semeadas e da quebra das produtividades originada pelas condições climatéricas extremamente adversas que se verificaram ao longo da campanha".

"O centeio constituiu a excepção a esta tendência, prevendo-se a manutenção da produção face ao ano anterior", acrescenta o documento.

As Previsões Agrícolas dão conta de um "ligeiro aumento" da superfície de milho de regadio face ao ano anterior e o aumento da produtividade do milho de sequeiro.

"As condições favoráveis ao desenvolvimento do milho de sequeiro, designadamente o teor de humidade do solo que se manteve elevado nas fases mais críticas do ciclo vegetativo desta cultura, contribuíram para um aumento de produtividade na ordem dos 10%", explica.

As previsões dos técnicos do INE apontam ainda para aumentos de produtividade de pêra e da maçã, adiantando que "a polinização e o vingamento dos frutos nos pomares decorreu normalmente, tendo sido excepcional em algumas zonas da região Oeste".

Desta forma, prevê que a produtividade da pêra atinja as 19,4 toneladas por hectare (24% acima da média do último quinquénio) e a da maçã as 13,7 toneladas por hectare (um acréscimo de 10% face a 2010).

jn
ritandrade
ritandrade
AdminFuga
AdminFuga

Feminino Idade : 28
Localização : Puerto :p

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos