Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Produção de cereais baixa para "mínimo histórico"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ritandrade


AdminFuga
AdminFuga
A produção de cereais vai ficar este ano abaixo das 180 mil toneladas, atingindo "mais um mínimo histórico", devido à diminuição da área semeada e da produtividade originada pelas condições climatéricas, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

"A quebra de produção dos cereais de Outono/Inverno, que deverá ficar abaixo das 180 mil toneladas, só tem paralelo com a registada aquando da seca de 2005", alertam as Previsões Agrícolas divulgadas pelo INE, esta quinta-feira.

Quando está praticamente concluída a colheita dos cereais praganosos de outono/inverno, "as produções confirmam as fracas expectativas previstas ao longo da campanha, com quebras face a 2010 que atingem os 25% no trigo mole, trigo duro, triticale e cevada e os 20% na aveia", informa o boletim.

Segundo o INE, "estas reduções são consequência da diminuição das áreas semeadas e da quebra das produtividades originada pelas condições climatéricas extremamente adversas que se verificaram ao longo da campanha".

"O centeio constituiu a excepção a esta tendência, prevendo-se a manutenção da produção face ao ano anterior", acrescenta o documento.

As Previsões Agrícolas dão conta de um "ligeiro aumento" da superfície de milho de regadio face ao ano anterior e o aumento da produtividade do milho de sequeiro.

"As condições favoráveis ao desenvolvimento do milho de sequeiro, designadamente o teor de humidade do solo que se manteve elevado nas fases mais críticas do ciclo vegetativo desta cultura, contribuíram para um aumento de produtividade na ordem dos 10%", explica.

As previsões dos técnicos do INE apontam ainda para aumentos de produtividade de pêra e da maçã, adiantando que "a polinização e o vingamento dos frutos nos pomares decorreu normalmente, tendo sido excepcional em algumas zonas da região Oeste".

Desta forma, prevê que a produtividade da pêra atinja as 19,4 toneladas por hectare (24% acima da média do último quinquénio) e a da maçã as 13,7 toneladas por hectare (um acréscimo de 10% face a 2010).

jn



Já alguma vez te doeu o coração?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum