Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Explorações pecuárias encerradas devido a surto de brucelose que afectou 50 pessoas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ritandrade


AdminFuga
AdminFuga
Explorações pecuárias de Vila Nova de Paiva foram encerradas devido a um surto de brucelose, que nos últimos meses deixou cerca de 50 pessoas contaminadas, disse o presidente da autarquia, José Morgado.

O autarca explicou que o primeiro alerta foi dado em Maio e depois começaram a aparecer vários casos, tendo sido necessário internar "uma dúzia de pessoas" no Hospital de S. Teotónio, em Viseu.

"No mês de Junho e de Julho quase todos os dias apareciam casos novos", contou, acrescentando que "a situação agora está bem mais calma e só se mantém uma ou duas pessoas internadas".

O principal foco do surto de brucelose aconteceu na freguesia de Touro, tendo a Direcção Geral de Veterinária mandado encerrar algumas instalações pecuárias, principalmente de caprinos.

"Aqui junto à Serra da Nave ainda há explorações de gado miúdo, ovelhas e cabras, e que foram mais afectadas", contou José Morgado, que é natural desta freguesia.

Segundo o autarca, foram encerradas "pelo menos duas explorações e levado o gado afectado". As instalações terão agora que ficar de quarentena, sem animais.

Explicou que a transmissão terá ficado a dever-se ao contacto das pessoas com os animais afectados e as instalações onde se encontravam e também ao consumo de queijo produzido a partir de leite não pasteurizado.

"Se calhar a grande fonte de contaminação foi mesmo o consumo de queijo de cabra", considerou.

José Morgado garantiu que este surto não tem a ver com a falta de controlo das explorações pecuárias.

"Há um controlo grande do ADS (Agrupamento de Defesa Sanitária) e temos o nosso veterinário municipal que periodicamente faz o controlo a todas as instalações. Mas com o tempo quente da primavera lá aconteceu algum foco que se foi propagando", acrescentou.

jn



Já alguma vez te doeu o coração?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum