Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

BE diz que TSU é medida "economicamente incompetente"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ritandrade


AdminFuga
AdminFuga
O BE defendeu esta quarta-feira que o relatório que servirá de base à decisão do Governo sobre a Taxa Social Única (TSU) demonstra que se trata de uma medida "economicamente incompetente", que provocará mais recessão.

"O relatório confirma que estas medidas são economicamente incompetentes. Esta redução visa apenas aumentar o lucro das empresas e, segundo o próprio relatório, vai provocar mais recessão, menos rendimento líquido das famílias, mais desemprego", afirmou a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Aiveca aos jornalistas, no Parlamento.

O Bloco sublinha que "a medida vai ser compensada pelo aumento do IVA, nomeadamente nas taxas intermédias e nas taxas mínimas, que são aquelas que incidem sobre os bens essenciais".

"As famílias têm o direito, numa situação de crise, de verem os seus rendimentos aumentados, o que não é compaginável com esta medida, que vai reduzir os seus rendimentos", argumentou Mariana Aiveca.

A deputada reconhece que "a Segurança Social tem que ter medidas acessórias para a sua sustentabilidade", mas, conforme o BE tem vindo a defender, que "passem por taxar o rendimento das empresas".

O relatório que servirá de base à decisão do Governo sobre a Taxa Social Única (TSU) aponta um cenário de referência com uma descida de 3,7 por cento na contribuição patronal e um aumento de 2,19 por cento do IVA.

Em todos os cenários apresentados pelo estudo elaborado pelo Governo aponta-se para uma redução da TSU, dos quais três vão no sentido de um corte de 3,7 pontos percentuais e um refere uma redução de 3,3 pontos percentuais.

Em contrapartida, o relatório indica que, em três cenários, um aumento do IVA para compensar a perda de receita estimada entre 80 e 480 milhões de euros anuais.

A TSU é a contribuição mensal paga à Segurança Social pelos trabalhadores e pelas empresas.

jn



Já alguma vez te doeu o coração?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum