Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exaltação ao Toiro Bravo

Ir para baixo

Exaltação ao Toiro Bravo Empty Exaltação ao Toiro Bravo

Mensagem por Marisitah Qui maio 19, 2011 2:26 pm

Exaltação ao Toiro Bravo 1305736959

Exaltação ao Toiro Bravo 4217346642_f92356ac76

O dia de hoje fica marcado como um dia de exaltação ao toiro bravo de lide. Exaltação que passa as fronteiras da Tauromaquia açoriana, uma consagração que se junta à criação ganadeira regional. Mais do que simplesmente festa taurina, a criação do toiro bravo desde as suas origens vem marcada por uma permanente evolução, que ao mesmo tempo uniformiza critérios e por outros distancia-se fruto da vivência geográfica e personalidade de cada ganadero criador de singular obra. O dia 19 de Maio de 2011 é uma evidência dura disso mesmo; o toiro bravo como animal admirável e simbólico.

Se há 30 anos atrás nos fosse dito que um curro nascido na Ilha Terceira iria ser lidado na primeira praça do país, por figuras da primeira fila, provavelmente a cara de muitos seria de espanto e admiração. Todo o contrário a normalidade com que este passo é dado (permitam-nos) pela nossa tauromaquia, é reflexo de exímio trabalho, consistentes critérios, superação de dificuldades, mas sobretudo ... de AFICION enorme que ultrapassa muitas vezes a própria razão, descansando em faenas imaginadas, no toureio sonhado, no toiro imensamente bravo. Diz-se que há hoje freguesias na Ilha que possuem apenas metade, por estes dias de Maio, da sua população, é verdade, diz-se que a expectativa é imensa, diz-se que na Caldeira tudo está pendente, que são esperados mais de 2000 terceirenses locais, deslocados ou por afinidade, mas a verdade é que pensarmos bem para lá de todos e mais alguns atributos o que une essa plateia é sem dúvida a envolvência e espanto que o toiro cria a todos quantos têm capacidade de contemplá-lo como o terceirense tem. A envolvência que nove toiros criam são sem dúvida fenómenos assustadores pela envolvência, pelo interesse, pelo sentimento sociativo que criam, numa urbe que vive ainda hoje e felizmente(povoada) pelos viveres constantes e quotidianos do toiro. E fala-se de forcados, imaginam-se sons, impõem-se opiniões, discutem-se cavaleiros, conhecem-se matadores... discute-se e fala-se de toiros um pouco por todo o lado, tudo isto porque a data de 19 de Maio de 2011 é reflexo de trabalho e integração com o não tão distante mundo taurino de primeira água. Juntam-se esferas politicas, cuida-se o aspecto social e imiscui-se o açoriano num sentimento taurino que fala a mesma língua. O gosto pelo bovino bravo une, mas cria, dimensiona e dá sentido a uma forma de vida que junta inúmeros valores que dão vida e defendem a tauromaquia como cultura una e profunda.

Hoje pelas 22 horas o cornetim dará passo ao inicio de um espectáculo profundamente açoriano, libertará a imensidão de um Atlântico aficionado que faz de ponte entre uma Europa e uma América povoada de ritmos e ilusões pelo toiro. Mais do que terceirenses hoje somos aficionados prontos a desfrutar a cada dia com a CULTURA TAURINA.
Fonte: A União
Marisitah
Marisitah
Fugador
Fugador

Feminino Idade : 29
Localização : Ilha Terceira, Açores

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos