Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aumento dos preços pode dificultar acesso dos portugueses aos alimentos

Ir para baixo

Aumento dos preços pode dificultar acesso dos portugueses aos alimentos Empty Aumento dos preços pode dificultar acesso dos portugueses aos alimentos

Mensagem por ricafolgosa Sex Mar 04, 2011 10:10 am

A subida do preço dos alimentos pode levar Portugal a viver um período de insegurança alimentar, com as frutas e legumes a arriscarem-se a ser os primeiros excluídos da dieta dos portugueses, alerta a Associação Portuguesa de Nutricionistas.

"O preço é um dos factores que leva à decisão de compra dos alimentos. É evidente que a subida do preço pode condicionar as escolhas alimentares", declara à agência Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), Alexandra Bento.

Mesmo que o país não atravesse "focos de fome", a insegurança alimentar será uma realidade. "Podemos ter dificuldade de acesso nos alimentos e na escolha dos alimentos correctos. Daqui podem advir erros alimentares que se reflectem no estado de saúde", avisa Alexandra Bento.

Estas consequências não são imediatas, revelando-se em problemas de saúde que demoram tempo a surgir, como a obesidade ou problemas cardiovasculares. "Se já tenho dificuldade na gestão do meu dinheiro e não tenho noção como devo organizar o meu dia alimentar, então posso ter uma mistura explosiva. Determinadas franjas da população podem começar a ter um dia alimentar que não é equilibrado", refere a nutricionista.

As frutas e os legumes são o grupo "mais preocupante". Geralmente são considerados alimentos caros pela população e estão já presentes em quantidade insuficiente na dieta portuguesa.

Na mais recente Balança Alimentar Portuguesa, publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em Novembro passado, é salientado um défice de frutos, hortícolas e leguminosas secas. Pelo contrário, há um excesso de gorduras saturadas, carne e peixe.

Jornal de noticias
ricafolgosa
ricafolgosa
Fugador
Fugador

Masculino Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos