Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Marques Mendes contra "governos minoritários" em Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ritandrade


AdminFuga
AdminFuga
O antigo líder social-democrata Marques Mendes defendeu, esta sexta-feira à noite, no Porto, que "devia ser proibido um Governo minoritário" em Portugal, dada a instabilidade que provoca.

"Devia ser proibido um Governo que não tivesse maioria porque isso é um crime político, como está à vista de todos", salientou Luís Marques Mendes, à margem da apresentação do seu livro "O Estado em que Estamos", no qual defende precisamente essa ideia.

Para o social-democrata, um governo sem maioria, seja só de um partido ou de coligação, leva o país a "sofrer as consequências", como a "instabilidade permanente", que provoca, por exemplo, falta de investimento.

"Um governo minoritário também não governa e este governo só fez duas coisas até hoje: orçamento e o PEC [Programa de Estabilidade e Crescimento]. O orçamento, porque a lei obriga a ser feito um orçamento e o PEC, porque Bruxelas impõe que seja feito", criticou.

Por isso, e admitindo a "crueldade e dureza" nas palavras, afirmou reiteradamente que "em Portugal devia ser proibido um Governo minoritário porque não governa, não dá estabilidade e não dá confiança".

Uma segunda ideia apresentada na obra de Marques Mendes é a de que "o país precisa de ter um Presidente da República mais activo, mais interventivo, capaz de corrigir erros que vão surgindo e, sobretudo, definir uma linha de rumo".

"Defendo um presidente com os mesmos poderes [mas que] seja mais interventivo", sublinhou o social-democrata, para quem "o país só ganhará nesta segunda fase do mandato presidencial em ter um chefe de Estado mais activo, mais interventivo, mais exigente, a dar uma linha de rumo para o país".

Para Marques Mendes, Portugal está, neste momento, "numa nova campanha eleitoral", que "será longa", e a pensar "em eleições legislativas antecipadas", que acredita irão acontecer.

jn



Já alguma vez te doeu o coração?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum