Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Clima em Portugal mais quente e com mais chuva

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ritandrade


AdminFuga
AdminFuga
Os valores médios das temperaturas máxima e mínima foram superiores aos normais durante o ano de 2010, segundo o relatório anual do clima, que tem como base os últimos 29 anos e que foi divulgado pelo Instituto de Meteorologia.

"No continente, durante o ano de 2010, os valores médios das temperaturas máxima e mínima do ar foram superiores aos valores normais [registados entre] 1971-2000, em 0.33 graus Celsius e 0.14º, respectivamente", pode-se ler no documento que avalia as alterações registadas em Portugal e no mundo ao nível das temperaturas, e que foi publicado no 'site' do Instituto de Meteorologia (IM).

Ainda de acordo com o relatório, durante o ano que passou, os meses mais frios (Janeiro, Fevereiro, Março, Outubro, Novembro e Dezembro) "registaram anomalias negativas da temperatura máxima, média e mínima do ar", sucedendo o inverso na época mais quente (Abril a Setembro), período em que houve "anomalias positivas", relativamente aos valores normais mensais registados no período entre 1971 e 2000.

O estudo revela ainda que no arquipélago da Madeira, o Funchal registou valores médios anuais da temperatura máxima, média e mínima do ar superiores aos das normais verificadas entre 1971 e 2000, "com anomalias de 0.84º, 1.17º e 1.50º, respectivamente".

"De salientar o número elevado de noites tropicais (com a temperatura mínima do ar superior a 20º), superior ao valor médio (1971-2000), nos meses de Julho, Agosto e Setembro", acrescenta o documento.

Nos Açores, por outro lado, os valores médios anuais da temperatura mínima e média do ar foram superiores aos normais em 0.92º e 0.39º, ainda que "o da temperatura máxima tenha sido ligeiramente inferior", refere o relatório do clima, referindo um decréscimo de 0.14º.

Relativamente à precipitação, o ano de 2010 é classificado como sendo "o mais chuvoso da última década", com 1063mm, valor que supera em 20 por cento o que foi registado entre 1971-2000, com Março a marcar o terceiro valor mais alto de precipitação dos últimos 30 anos.

Ainda sobre a precipitação, o documento destaca que no Funchal foi registado um total de precipitação anual de 1469 mm, que é "muito superior ao valor normal entre 1971 e 2000", sendo ainda "o maior valor anual ocorrido naquele ponto desde 1865".

"Para este valor tão elevado contribuíram os valores de precipitação ocorridos no mês de Fevereiro, com 458.7mm (quase seis vezes o valor médio)", justifica o documento.

No Arquipélago dos Açores, Ponta Delgada registou um total de precipitação anual (1476 mm), também muito superior ao valor normal, que era de 504 mm.

No capítulo referente ao clima mundial, o relatório indica que o ano de 2010 deverá ficar entre os três mais quentes desde 1850, altura que marca o "início dos registos climáticos consolidados, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM)".

Segundo o mesmo documento, o aquecimento "foi muito significativo em África e em algumas regiões da Ásia e do Árctico", com as subregiões do Sara/Arábia, África Oriental, Ásia Central e Gronelândia/ Norte do Canadá (Árctico) a registaram temperaturas 1,2 a 1,4º acima do valor médio, no período entre 2001 e 2010.

"Apesar de 2010 se registar como um dos anos mais quentes, há regiões em que se observaram valores de temperatura média do ar abaixo da normal", refere ainda o relatório, referindo-se à Sibéria Ocidental e Central (na Rússia), regiões do sudoeste da América do Sul, o interior da Austrália, Europa do Norte e Ocidental, Leste da China e o sudeste dos Estados Unidos.

"Devido principalmente a estas temperaturas muito baixas observadas no inverno, muito abaixo dos valores médios, [2010] foi mesmo o ano mais frio, desde 1996 no Norte da Europa, e desde 1998 na região norte da Ásia", conclui o documento.

jn



Já alguma vez te doeu o coração?

brito


Fugitivo Pro
Fugitivo Pro
Estou odiar este clima -.-

ritandrade


AdminFuga
AdminFuga
tu e eu :c



Já alguma vez te doeu o coração?

'daniela costa


Master Fuga
Master Fuga
Não gosto nada de chuva..
Mas bom post (:

ritandrade


AdminFuga
AdminFuga
nem eu, fofinha :c
obrigada :)



Já alguma vez te doeu o coração?

'daniela costa


Master Fuga
Master Fuga
de nada querida (:

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum