Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

85% das escolas açorianas têm paredes de escalada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ritandrade


AdminFuga
AdminFuga


Escalada Actividade recente na Região, a escalada deu os primeiros passos nos Açores, corria o ano de 1996, na ilha Terceira, por intermédio da associação “Os Montanheiros”. Desde então, tem-se assistido ao fomento deste desporto existindo já quatro clubes inscritos na Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada. No Arquipélago existem vários pontos de interesse para a escalada, com vias equipadas em rocha nas ilhas de S. Miguel, S. Jorge, Pico e Terceira.

A escalada é um desporto relativamente recente na Região, tendo apenas se iniciado nos anos 90, na ilha Terceira, através da associação Os Montanheiros. Este desporto, que se insere num grupo mais alargado de desportos intitulados de montanhismo, consiste na subida de paredes, mais ou menos verticais, através das chamadas vias de escalada, que são classificadas conforme o grau de dificuldade (de um a nove). Na escalada existem diversas vertentes, a desportiva, a clássica, em solo, artificial e boulder. A escalada desportiva é praticada em vias (percurso da subida) já existentes e equipadas com pontos de segurança, tornando o perigo quase nulo.

A reportagem do expressodasnove.pt esteve à fala com Luís Guimarães, responsável pela secção de escalada do CALAG, que referiu que a primeira formação para professores de Educação Física para esta modalidade foi feita em 1996, na Horta, em simultâneo com a instalação do primeiro muro artificial de escalada da Região, no pavilhão municipal da Horta. Desde essa altura, sublinha o entrevistado, cerca de 85% das escolas açorianas foram contempladas com a instalação daquelas infra-estruturas, com o apoio da Direcção Regional do Desporto.

De acordo com Luís Guimarães, os grandes impulsionadores deste desporto têm sido os clubes desportivos escolares existentes nos Açores e os Encontros Regionais desses clubes, sendo que apenas quatro clubes da Região se encontram filiados na Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada: Clube Desportivo Escolar Roberto Ivens, Clube de Atletismo da Escola Preparatória de Lagoa (CALAG), Associação "Os Montanheiros" (Terceira) e a Associação "Os Gadanhos" (Pico), representando cerca de 30 atletas federados, refere o entrevistado à nossa reportagem. No entanto, e segundo Luís Guimarães, existem mais praticantes, não federados que participam nas actividades desses clubes.

A primeira participação de atletas regionais em competições a nível nacional só ocorreu em 2000, durante uma das etapas do campeonato nacional. Apenas em 2003, decorreram as primeiras competições oficiais na Região, no decorrer do VI Encontro Regional de Clubes Desportivos Escolares, na Lagoa, e em 2007 realizou-se a primeira competição nacional, no Arquipélago, afirma Luís Guimarães.

Nos Açores existem vários pontos de interesse para a escalada, com vias equipadas em rocha nas ilhas de S. Miguel, S. Jorge, Pico e Terceira, existindo nesta última cerca 140 vias, com a zona da Chanoca e a freguesia dos Biscoitos a serem as que apresentam maior número de vias.

Para 2011, está já prevista, de acordo com Luís Guimarães, a realização de um circuito de escalada de competição em S. Miguel e na Terceira e a realização de formação de praticantes de escalada no Pico, Terceira e S. Miguel. Para Outubro de 2011 está previsto a realização de um encontro de escaladores, no lugar Flor da Rosa, nos Remédios da Lagoa, em S. Miguel.

Ilhas com boas condições para a prática da modalidade

Pico, S. Miguel e S. Jorge são outras das ilhas com zonas para a prática da escalada. Na ilha montanha, a zona da Baia-de-Canas, com 20 vias equipadas é o local por excelência para a prática da modalidade, em S. Jorge, a Fajã do Ouvidor e a Urzelina são as zonas referenciadas para se praticar escalada. Em S. Miguel, a Ferraria e a Flor da Rosa, na Lagoa, são as zonas onde é possível praticar esta modalidade.

expresso das nove



Já alguma vez te doeu o coração?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum