Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Operação de resgate já retirou nove mineiros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

' cláuu.


Fuga Forever
Fuga Forever
Momentos de grande emoção no Chile. Acabou de ser resgatado o nono mineiro, Mário Gomez Heredia, da mina de São José. Tem 64 Anos e é o mineiro mais velho do grupo de 33 mineiros soterrados desde 5 de Agosto na mina de Atacama. Claudio Yánez chegou à superfície em oitavo lugar. Florencio Avalos, de 31 anos, foi o primeiro.

Nove dos 33 mineiros encurralados desde 05 de Agosto, a 700 metros de profundidade, numa mina do Chile foram resgatados e recebidos com grande júbilo, fortes abraços, "vivas" e lágrimas.

Mário Gomez Heredia foi o nono mineiro a ser resgatado da mina chilena. Antes dele saíra Claudio Yánez.

José Ojeda Vidal foi sétimo na operação de resgate. Antes tinha sido a vez de Osmán Araya Acuna, de 30 anos a ser trazido à superfície em sexto lugar.

Para a subida dos mineiros está a ser usada uma cápsula, a Fénix 2, com quatro metros de altura e um diâmetro um pouco mais largo do que um corpo humano, com rodas retráteis para guiar o movimento da cápsula até à superfície.

Florencio Avalos, de 31 anos, foi o primeiro mineiro a chegar à superfície, eram precisamente 4h10 da manhã em Portugal. Uma sirene anunciou uns minutos antes que a cápsula estava a chegar cerca de 20 minutos depois de ter deixado as profundezas da mina. O Chile chorou de emoção, numa noite que promete ser longa, mas que para já tocou no coração de todos os chilenos. 69 dias depois, o primeiro mineiro chegou a terra.O segundo chegou às 5h10 da manhã e o terceiro uma hora mais tarde.

Carlos Mamani foi o quarto a ser salvo. Jimmy Sánchez foi o quinto e o seu salvamento foi completado às 8:10.

Quando Jimmy Sánchez, de 19 anos foi resgatado o seu pai afirmou à AFP: "a 5 de Agosto estava a perder um filho, agora estou a ganhar um homem".

Assim que Florencio saiu da cápsula, de óculos escuros, abraçou a mulher e o filho Byron, de sete anos. Ouviram-se aplausos, deitaram-se lágrimas, seguiu-se um abraço sentido ao presidente chileno e a vários elementos da equipa de resgate. Bem disposto, Francisco Avalos foi encaminhado depois para um hospital para ser observado. A cena repetiu-se às 5h10, quando o segundo mineiro, Mario Sepulveda, de 39 anos, chegou a terra. O terceiro homem saiu da cápsula às 6h09.

A cápsula desceu para ir buscar o primeiro mineiro eram sensivelmente 3h30 da manhã. Manuel González, da equipa de resgate, chegou ao sítio onde estão os mineiros, abraçou-os e deu-lhes instruções sobre como seria o resgate.

Apesar de algumas informações oficiais no sentido de a operação ter início às 0h00 portuguesas, a verdade é que a logística em torno do salvamento dos 33 mineiros só começou cerca da 1h30 da manhã, com a descida da cápsula que ia trazer os mineiros à superfície para fazer vários testes.

A cápsula "Fénix 2" iniciou a fase de testes pelo canal escavado para resgatar os mineiros chilenos, que há 69 dias estão retidos a 700 metros de profundidade. Primeiro, a cápsula desceu até aos 65 metros e voltou a subir até aos 45 metros para testar o desgaste da cápsula.Depois voltou a descer aos 464 metros, outro ponto do trajecto considerado decisivo.Estes testes vão duraram cerca de uma hora.

Os 33 homens, 32 chilenos e um boliviano, estão retidos há mais de dois meses a cerca de 700 metros de profundidade na mina de ouro e cobre San José, localizada na região de Atacama (Norte).

Os mineiros serão trazidos para a superfície um a um, numa gaiola metálica introduzida num dos três furos de evacuação que foram perfurados.

A operação de resgate é delicada e poderá durar até dois dias, segundo as autoridades chilenas, que explicaram que o salvamento de cada mineiro poderá durar mais de uma hora, incluindo a preparação de cada mineiro e a viagem até à superfície.

Para esta operação, os mineiros foram sujeitos, na semana passada, a treinos de uma hora por dia para suportarem o confinamento extremo na cápsula, e conseguirem lidar com a comunicação social ao chegarem à superfície.

As primeiras previsões apontavam que o resgate só seria possível em Dezembro, perto do Natal.

Os 33 homens, 32 chilenos e um boliviano, estão retidos há 69 dias a cerca de 700 metros de profundidade na mina localizada na região de Atacama (Norte).

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum