Foge Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bancos nacionais perto de «não terem dinheiro para emprestar»

Ir para baixo

Bancos nacionais perto de «não terem dinheiro para emprestar» Empty Bancos nacionais perto de «não terem dinheiro para emprestar»

Mensagem por joaninha Dom Set 19, 2010 7:03 pm

A banca portuguesa vive momentos de grande fragilidade e arrisca-se mesmo a ter de reduzir a concessão de crédito, devido ao aumento dos juros da dívida pública. O alerta surge do presidente das Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa.

Em entrevista à rádio Antena 1, António de Sousa disse que, para a saúde do sistema bancário português, é necessário mudar a credibilidade do país nos mercados financeiros internacionais, porque «se os investidores não voltarem a Portugal, a situação tornar-se-á bastante complexa».

«Pura e simplesmente os bancos não terão dinheiro para emprestar», alertou o presidente da APB.

«É importante que o público tenha consciência de que, neste momento, a situação da banca portuguesa está altamente fragilizada, e que a continuação das taxas de juro da dívida pública aos níveis a que tem vindo a estar nos últimos meses» coloca o sistema bancário português numa situação «muito complexa», como o risco de ter de passar esses custos para os clientes.

«Se não conseguimos que os investidores passem a adquirir dívida pública a taxas de juro mais normais caímos na situação de começar a diminuir a quantidade de crédito de uma forma muito agressiva, o que seria uma situação muito complexa e perigosa, mesmo», que teria como consequências uma recessão para economia portuguesa, alertou o porta-voz da banca nacional.

«A situação dos bancos é complicada, como nunca o foi anteriormente, nem mesmo no pico da crise», alertou António de Sousa, que deixou ainda o aviso que os bancos poderão mesmo ser obrigados a «diminuir a quantidade total do crédito. Não a taxa de crescimento do crédito, porque essa vai ter de diminuir de qualquer forma».

O presidente da associação que representa os bancos no mercado português disse que, para a banca, é essencial melhorar a credibilidade do país e defendeu para isso políticas de controlo das contas públicas. Por isso, António de Sousa disse é que preciso um Orçamento do Estado responsável, credível e passível de ser aceite ao nível comunitário.

«Não me parece que se possa fazer outro aumento de impostos. Agora o que se pode fazer é diminuir a despesa pública o cumprimento das metas que foram apresentadas é fundamental», concluiu.

As taxas de remuneração da dívida pública portuguesa voltaram esta semana a subir, ultrapassando esta semana os 6,10 por cento, aproximando-se dos 6,33 por cento, máximo histórico atingido no início de Maio.

iol
joaninha
joaninha
Fuga Power
Fuga Power

Feminino Idade : 28
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos