Foge Foge


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Matemática desce para pior média nos exames da 2ª fase do Secundário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ellê


Fugitivo Pro
Fugitivo Pro
Nos 22 exames do secundário, feitos na 2ª fase, seis disciplinas tiveram média inferior a 10 e seis taxas de reprovação acima dos 20%. Matemática Aplicada às Ciências Sociais foi excepção: a média subiu cinco pontos e os chumbos desceram de 44 para 8%.

As médias a Matemática A e B foram as piores - 8,4 e 7,9, respectivamente, com taxas de retenção de 27 e 34%. Em 2009 tinham sido de 8,8 e 8,4; e na primeira fase, 10,8 e 8,7. Os alunos que fizeram os exames na 2ª fase podem candidatar-se ao Ensino Superior durante a próxima semana.

Nos quatro exames com mais alunos inscritos só Biologia e Geologia teve positiva - além dos resultados a Matemática A, Português teve 9,2 e Física e Química 9,0 (resultados superiores aos atingidos em 2009). Biologia, aliás, subiu 1,3 na média em relação ao ano passado e seis décimas relativamente aos resultados alcançados na 1ª fase - recorde-se que este exame dá acesso a Medicina.

Para o Ministério da Educação (ME), os resultados "evidenciam um quadro de estabilidade".

Na 2ª fase, sublinha o comunicado, a percentagem de alunos autopropostos (que não frequentaram a disciplina) ultrapassou os 50% em 11 disciplinas e atingiu em três exames os 90%. Especificidade que, para o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), é determinante.

"Não sabemos que preparação têm; os alunos que se preparam com mais cuidado, especialmente, a Matemática, fazem exame na 1ª fase". Miguel Abreu classificou de "surpreendentes" os resultados a Matemática Aplicada às Ciências Sociais; e de "fracos" os registados a Matemática A e B.

Já o presidente da Associação de Professores de Português, Paulo Feytor Pinto, insistiu que o importante seria os docentes "terem acesso aos resultados pergunta a pergunta para perceberem onde os alunos mais falham". Depois de Matemática, Física e Português, as piores médias foram as de Latim (8,9) e Geometria (9,4).


Fonte: jn

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum